Professor Doutor Silvério

Blog: "Comportamento Crítico"

Professor Doutor Silvério

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)

Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Baratas: A sociedade e os intelectuais

Por: Silvério da Costa Oliveira.

Por: Silvério da Costa Oliveira.
Certas cenas são de fato impagáveis e destas o seriado Arquivo X, que teve nove temporadas de 1993 até 2002 mais dois filmes levados ao cinema, está repleto. Neste momento penso em particular no episódio “A guerra das baratas” e nas cenas por demais absurdas interpretadas com o máximo de seriedade e profissionalismo por parte dos atores, como se fosse algo do mais natural possível e com uma realidade e dramaticidade impecável. Lembro que revi por diversas vezes este episódio em particular e uma destas vezes com um amigo, também intelectual, o que acabou motivando, entre risos e ironias, associar as baratas aos intelectuais, pois, nada pior do que uma barata irônica.

Cuidado Mulder! Nós não sabemos do que estas baratas são capazes”.
Bambi
Be careful. We don’t know what these cockroaches are capable of”.
Arquivo X – The X files
Terceira temporada, episódio número 12
Episódio: A guerra das baratas – War of the coprophages

Desde que o mundo é mundo, lá estão as baratas e mesmo se compararmos registros muito antigos e já fossilizados com as baratas atuais e contemporâneas, veremos que pouco mudaram. Apesar de haverem tipos diferentes de baratas, todas possuem traços comuns que as identificam dentro do grupo maior do qual fazem parte. Em geral solitárias, no entanto, algumas espécies se apresentam como gregárias, buscando a companhia de outras baratas. Durante o dia se escondem, saindo somente à noite, a não ser que precisem sair no período diurno buscando alimento e água ou em virtude de haver neste local um grande excesso populacional de baratas. As baratas têm uma grande capacidade de adaptação ao meio ambiente, de modo a persistirem em sua existência neste mundo, não por milhares e sim por milhões de anos.


Intelectuais às vezes são como baratas recebendo um jornal dobrado ou uma chinelada daqueles que não os entendem, não os suportam e mesmo possuem horror e asco de uma barata tão terrível que sequer gosta de futebol ou da novela da moda e pior ainda se for uma barata que não goste de bigs brothers. Mas as baratas persistem, não morrem ou desaparecem, e há tipos diferentes das mesmas, há aquelas baratas mais ligadas numa leitura e aquelas mais voltadas para a arte ou o cinema. Em geral baratas intelectuais não são muito sociais, se bem que haja também espécies gregárias, que buscam, incluso, não somente a companhia de outras baratas, para escândalo da comunidade “baratesca” e incredulidade dos demais seres que acreditam estarem vivos. Em verdade, baratas humanas parecem até que se escondem, em virtude dos locais e horários onde preferem estarem presentes.
O sonho de muitos seria exterminá-las e não poucos governos ditatoriais assim tentaram proceder, no entanto, por mais que os demais seres tentem se livrar das mesmas, no final, há sempre uma barata perto de você. São irritantes, sempre contradizendo a veracidade e obviedade dos fatos, em particular dos veiculados pela mídia televisiva. Basta uma grande nação divulgar com relação a um terrorista de renome que capturou, matou e jogou ao mar seu corpo, que lá estão as baratas dizendo que tudo é mentira, farsa e enganação e pedindo para que não nos atentemos aos detalhes produzidos para enganar a população e sim na visão geral e global dos fatos e perguntando em seguida pelo corpo de modo irônico e sarcástico. Ah! Estas baratas, como são chatas querendo com seus barulhinhos diminutos nos acordar de nosso sono profundo.
Como seria bom um mundo sem baratas, baratas humanas pensam demais e acabam fazendo com que outros seres tenham a dolorosa experiência de também pensar, que coisa horrível! Afinal, é tão bom não pensar...
Mas o pior de tudo é que baratas humanas são irônicas e nunca sabemos ao certo quando estão sérias ou brincando, quando estão se auto-satirizando ou satirizando a outros seres. Rir de uma piada de barata acaba sendo incômodo até para outra barata, afinal, será que existe realmente algo para rir ou tudo não passa de loucura puramente insana? Oh! deus, pedem os demais seres, dai-nos um mundo sem baratas. Enquanto isto, estas coisinhas horrorosas provavelmente pedem em seus pensamentos mais íntimos: Oh! baratas, dai-nos um mundo sem deus.

Pergunta: Grande irmão, você já pensou que bacana seria um mundo sem baratas?

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário