Inscreva-se no canal e visite nosso site onde encontrará vídeos, artigos e links para página de compra de todos os livros do autor e muito mais https://www.doutorsilverio.com
Você gostou do vídeo? Ajude-nos a continuar este trabalho. Curta e compartilhe o vídeo.
Monstesquieu é um importante filósofo representante do Iluminismo ou Ilustração presente na França do século XVIII, suas principais obras são: "Cartas persas" e "Espírito das leis". Se opõe ao despotismo e defende a divisão do poder. Entender o que defendia Montesquieu é de suma importância para compreender nossa era e os atuais sistemas de governo. O que escreveu, bem como as suas principais ideias são aqui abordadas e analisadas visando proporcionar um melhor entendimento do seu papel na história, sociologia e filosofia que hoje vivenciamos. Mas do que uma biografia ou um resumo de suas ideias, temos aqui uma reflexão crítica sobre suas contribuições na filosofia e também na ciência política e mesmo na democracia moderna. Os três poderes propostos por Montesquieu passaram a ser usados em diversos governos contemporâneos, demonstrando mais uma vez sua enorme importância e atualidade. E também cabe ressaltar a enorme importância que tem a liberdade e tolerância no pensamento de Montesquieu, como vemos na sua obra e em particular na crítica a autoridade política e religiosa, bem como ao absolutismo como forma de governo. Segundo Montesquieu, temos três tipos de governo e cada qual será regido por um princípio específico, deste modo, temos a monarquia, que tem como princípio a honra, a república, que tem como princípio a virtude e o despotismo, que temo como princípio o medo.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia: "Montesquieu: Dividir o poder para aumentar as liberdades individuais".
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/BM-Nzi1-2BA