Textos filosóficos, críticos, comportamentais e sobre arte da escrita, sucesso e auto-ajuda.
Professor Doutor Silvério
Blog: "Comportamento Crítico"
Professor Doutor Silvério
Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.
(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)
E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!
Por: Silvério da Costa Oliveira.
Este artigo não se propõe a ser um texto explicativo ou introdutório aos filósofos pré-socráticos, muito pelo contrário, a proposta é argumentar filosoficamente a partir das contribuições destes pensadores, ressaltando os seus pontos fortes nas implicações sobre nossa forma de pensar e entender o mundo. Trata-se de um texto de autoria onde busca-se fazer filosofia e não história da filosofia.
OLIVEIRA, Silvério da Costa. Os filósofos pré-socráticos: Uma releitura crítica. Rio de Janeiro: [s.n.], 2011. 9 p. Disponível em: <http://www.doutorsilverio.com/>. Acesso em:
Título: Os filósofos pré-socráticos: Uma re-leitura crítica
Tema: Argumentações críticas; filosofia
Autor: Silvério da Costa Oliveira.
Este artigo foi inicialmente postado no blog “Comportamento crítico” na data de 20 de fevereiro de 2011 e em 10 de abril de 2011 foi publicado no site "Sexodrogas" e também no site "DoutorSilverio" na versão PDF onde atualmente se encontra disponível gratuitamente. Acesse o artigo pelo link:
Neste artigo aborda-se de modo crítico os assim chamados filósofos pré-socráticos, com destaque para: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Xenófanes de Colofón, Heráclito de Éfeso, Pitágoras de Samos, Parmênides de Elea, Zenão de Elea, Empédocles de Acragas, Filolau de Crotona, Anaxágoras de Clazomene, Arquelau de Atenas, Melisso de Samos, Leucipo de Mileto, Demócrito de Abdera e Diógenes de Apolônia. Discorre-se sobre o interesse primário destes filósofos, voltado para a formação do mundo e do universo, uma tendência cosmológica que busca a explicação da totalidade do mundo exterior, deixando em segundo plano a discussão da problemática humana. Coube a estes filósofos o rompimento com a explicação mítica então reinante, de origem religiosa e popular, sobre o mundo e a Natureza, buscando por meio de suas filosofias uma explicação racional para o mundo circundante, por tal motivo passaram a ser também conhecidos como filósofos da Natureza ou físicos (no sentido de “physis”).
Pergunta: Como você entende a importância e aplicação educacional das idéias filosóficas dos assim chamados filósofos pré-socráticos na composição e formação do pensamento contemporâneo?
Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)