Professor Doutor Silvério

Blog: "Comportamento Crítico"

Professor Doutor Silvério

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)

Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

sábado, 1 de agosto de 2020

O que é filosofia?


Por: Silvério da Costa Oliveira.

A filosofia é a busca do saber e do conhecimento verdadeiro por meio da reflexão racional e crítica, a elaboração de conceitos, com o uso do discurso escrito e falado, bem como por meio do debate e diálogo em bases críticas e racionais, sem a presença de dogmas inquestionáveis ou do recurso à autoridade.

Podemos dividir a palavra em “filo” (philos) e “sofia” (sophia). Sua origem se dá na antiguidade grega, sendo que a primeira parte da palavra significa “amizade, amor fraterno” e a segunda “sabedoria”, teríamos algo como o “amigo (ou amante) da sabedoria”. A tradição confere a Pitágoras de Samos (século VI a. C.) a criação da palavra.
Ao entendermos corretamente a filosofia como algo que surgiu e se desenvolveu na Grécia antiga e cujo modelo adotado faz da razão o principal instrumento e guia, não há como sair do discurso racional para aqui incluir o discurso mítico ou religioso. O que ocorreu e ainda ocorre hoje em outras partes do planeta, seja no oriente ou na Ásia da Antiguidade, por exemplo, pode, sim, ser considerado uma forma de sabedoria, valores e conhecimento dignificante para o desenvolvimento cultural humano, mas não é filosofia e seria errado afirmar ou nomear tais coisas como filosofia. O mesmo vale para o acréscimo de dogmas e histórias religiosas que tenham a predominância do status de serem verdadeiras em detrimento de qualquer outro conhecimento, por serem palavra revelada por um deus ou divindade qualquer. Por maior que seja o respeito e importância que possamos dar às diversas religiões e seus escritos sagrados, sejam estes o Corão ou a Bíblia, ou qualquer outro, isto não é pensar crítica e racionalmente e, portanto, não é filosofia, ou se o é, se faz com algo estranho e não pertencente a mesma.
Subordinar a discussão filosófica a uma ideologia que prometa um paraíso na Terra e que, no entanto, se mostre como uma religião com dogmas e crenças, mas sem um deus transcendente, também não é filosofia ou, se algo houver ali de filosofia, há também a presença de algo estranho a mesma, algo que é priorizado antes de qualquer discussão ou debate racional por ser entendido desde o início como a verdade, mesmo que não confessada francamente.
Ser filósofo é ser crítico de tudo por meio do uso da razão, não se curvando a autoridade, seja esta qual for. Nenhuma autoridade, religião, dogma ou ideologia pode se sobrepor ao discurso racional, ao que nossa capacidade de raciocinar de modo crítico nos diz. Sócrates foi convidado a beber cicuta (um veneno), Giordano Bruno foi queimado vivo em praça pública, já Aristóteles preferiu sair da cidade para não ter o mesmo destino de Sócrates. Morrer ou fugir, mas não se render aos ditames da maioria que vive dentro da caverna de Platão. Cabe ao filósofo insistir em apontar os erros e buscar de modo racional a verdade.

Silvério da Costa Oliveira.

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
 (Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

2- Blog 1 “Ser Escritor”:
3- Blog 2 “Comportamento Crítico”:

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br
5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn
7- Página no Face Book “Dr. Silvério”:
8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
9- Página de compra dos livros de Silvério:
10- Página no You Tube:
11- Currículo na plataforma Lattes:
12- Email:
doutorsilveriooliveira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário