Professor Doutor Silvério

Blog: "Comportamento Crítico"

Professor Doutor Silvério

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)

Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


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sábado, 11 de julho de 2020

Rousseau: Quase esquerda, protótipo do que virá.


Por: Silvério da Costa Oliveira.

“O homem nasceu livre, porém, por toda parte, encontra-se sob os grilhões. Quem acredita ser senhor de outros não deixa de ser mais escravo que eles.” (L’homme est né libre, et partout il est dans les fers. Tel se croit le maître des outres, que ne laisse pas d’être plus esclave qu’eux.). Do contrato social ou princípios do direito político. Rousseau.

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), é autor de vários livros, dentre os quais destaco a importância de: “Contrato social” (aborda o direito político), “Emilio” (aborda a educação do indivíduo), “Nova Heloísa” (aborda a sociedade familiar), “Discurso sobre a origem da desigualdade” (aborda a sociedade política), além de muitas outras importantes obras.
Segundo Rousseau o ser humano é bom por natureza e se faz mal por ação da sociedade, são as instituições sociais que corrompem o humano, deste modo temos o contraste entre de um lado a bondade natural do indivíduo e a falsidade da sociedade. Apesar de estar dentro do movimento iluminista, Rousseau apresenta uma certa oposição ao mesmo na formulação de suas idéias e pensamentos que o tornam um precursor do movimento seguinte, o Romantismo.
Rousseau argumenta sobre a necessidade de educar com base na natureza, desenvolvendo na criança seus sentidos e sua razão conforme o amadurecimento etário da mesma, a forma de educar pelas instituições de sua época tende a suprimir a liberdade e corromper a natureza inicialmente boa do homem. Interessante que em sua biografia temos que com sua segunda amante, já em Paris, teve cinco filhos e os pôs todos no orfanato, o que aparentemente é contrário ao que posteriormente escreverá sobre a importância do contato com a natureza na infância para uma boa educação, pelo jeito, Rousseau não seguia seus próprios conselhos sobre a melhor educação para os filhos. Também na religião, busca algo natural, que venha de dentro para fora do ser humano, opondo-se as religiões reveladas, cuja verdade se encontra em um texto escrito já pronto. Apesar de tudo, Rousseau não deixa de ser um homem religioso e cristão, se bem que busque a confirmação de sua crença em uma Divindade, na natureza.
Também interessante destacar que o humano detém toda a sua liberdade quando em estado de natureza, mas quando se junta a outros homens e mulheres, para construir uma sociedade, cede esta liberdade ao bem comum expresso pela vontade popular ou vontade geral, e os líderes do povo devem expressar esta vontade soberana do povo, ao contrário do pensamento de Locke, que põe como meta do contrato social as leis e o estado de direito. Enquanto em Locke o humano em sociedade, pelo contrato social, se submete às leis vigentes, ao estado de direito, em Rousseau este mesmo humano em sociedade se curva a obediência da vontade soberana da maioria que se exerce pelo constrangimento da vontade da maioria sobre o indivíduo. As idéias contidas no “Contrato social” de Rousseau muito inspiraram a subsequente revolução francesa de 1889, pois, Rousseau ali defende a soberania da vontade popular como superior à soberania de um único monarca e ressalta a importância de assembleias para melhor expressar a vontade popular e soberana.
A liberdade no estado de natureza se restringe a satisfação das atividades de sobrevivência e procriação, onde deseja-se o que está ao redor e o que é eminentemente necessário naquele momento, seja alimento, um parceiro sexual, um lugar para dormir, segurança contra predadores e outros perigos ou desconfortos. No estado de natureza o humano é livre para buscar satisfazer todas as suas necessidades sem se preocupar com outras pessoas que venham a compor um grupo social. Destaco, no entanto, que no modo de pensar de Rousseau, o ser humano selvagem viveria só e afastado de outros humanos, mesmo os encontros sexuais procriativos seriam ocasionais. As disputas passariam a existir somente quando o ser humano passasse a viver em grupos, neste momento, a total liberdade individual diante da natureza teria de se submeter à vontade geral voltada para o bem comum ou coletivo. Mesmo noções de bem e mal, não estariam presentes ao estado de natureza tais como as entendemos em sociedade, pois, tais noções são criadas pelo meio social e no estado de natureza o bem é simplesmente o atendimento de necessidades básicas e o mal o não atendimento a estas mesmas necessidades.
Apesar de dentro do contexto do século XVIII e de nunca propor a abolição da propriedade privada, Rousseau pode ser visto como um precursor das idéias e concepções comunistas, afinal, Rousseau vê na propriedade privada a origem do mal e da diferença social entre os humanos. Antes da existência da propriedade privada as pessoas eram livres diante da natureza para recolher tudo que esta pudesse lhes oferecer gratuitamente. Claro está, no entanto, que aos olhos dos estudos históricos e antropológicos atuais, esta concepção tem muitas falhas e não se sustenta a forma como Rousseau imaginou o ser humano em estado de natureza e sua visão negativa sobre a posse de uma faixa de terra. Sem a propriedade da terra por um grupo para trabalhar, plantar, criar animais e construir moradias, não seria possível o desenvolvimento ao ser humano, seu desenvolvimento individual ou social, mas esta já é uma visão crítica minha e não a de Rousseau.
Apesar de posteriormente ser declarado herói nacional e ter tido seus restos mortais transladados para o panteão dos heróis em Paris pelos revolucionários franceses que adotaram parte significativa de suas idéias, quando ainda em vida teve suas obras queimadas em praça pública e precisou se refugiar na Inglaterra, onde ficou exilado por algum tempo.
A idéia básica de Rousseau é que o ser humano em estado de natureza é livre e bom e somente o convívio em sociedade é que o corrompe e o torna mal. A partir desta idéia é possível contestar o modo como a sociedade estava organizada e como se dava a educação das pessoas. Rousseau deixa de lado toda e qualquer desigualdade oriunda da natureza, como, por exemplo, características genéticas, idade, sexo, capacidade cognitiva, maior ou menor disposição a saúde física, etc., e se atem a desigualdade fornecida pela sociedade, pelo viver em sociedade, como, por exemplo, a divisão da propriedade, os direitos e deveres políticos, os privilégios dados a um grupo, etc.
Hoje em dia nós vivemos em uma democracia representativa baseada em leis, na qual os cidadãos elegem seus representantes e estes governarão em seu nome, tomando todas as decisões necessárias sem necessidade de constantes consultas populares, mas para Rousseau o melhor governo seria composto por uma democracia direta, na qual por meio de uma ampla assembleia popular, poderia o povo decidir seus rumos presentes e futuros. Rousseau preconizava a unidade interna e independência dos Estados, sem intervenção interna por parte de outros Estados.
O posicionamento de Rousseau a favor da liberdade e da bondade do ser humano em estado de natureza simultaneamente a sua argumentação sobre ser a sociedade que gera o mal, acaba sendo, também, uma forte crítica a todo o conhecimento racional acumulado pela sociedade e a transmissão do conhecimento por meio da educação. Por tal meio cria-se fortes bases para argumentos contrários a importância e valor real da educação.
Pensado de modo crítico, faz todo o sentido a noção de Rousseau de que o homem mal é fruto da aprendizagem social, como também o faz afirmar que o homem bom é fruto desta mesma aprendizagem, pois, segundo Rousseau, em estado de natureza, bom e mal seria simplesmente ter ou não ter suas necessidades básicas de sobrevivência atendidas, logo, podemos concluir que o conceito elaborado de bem e mal irá mudar e variar de acordo com a sociedade e cultura na qual formos criados e é fruto de um processo de aprendizagem, pois, o que será identificado como bom ou como mal por uma sociedade e cultura não o será do mesmo modo por outra. Este relativismo que podemos observar ao comparar culturas distintas pode vir a reforçar a idéia de Rousseau de que a educação nos afasta de um estado de natureza e que é por meio desta que o humano é corrompido.

Silvério da Costa Oliveira.

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
 (Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

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