Professor Doutor Silvério

Blog: "Comportamento Crítico"

Professor Doutor Silvério

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)

Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

sábado, 18 de julho de 2020

Montesquieu: Dividir o poder para aumentar as liberdades individuais


Por: Silvério da Costa Oliveira.

Charles-Louis de Secoudat, barão de La Brède e de Montesquieu (Bordéus 1689, Paris 1755), defendia a divisão do governo em três poderes independentes: executivo, legislativo e judiciário, dentre seus principais livros temos, “Cartas persas”, de 1721, e “Espírito das leis”, de 1748. Sua obra não esconde ou encobre sua origem aristocrática, como nobre, Montesquieu tende a uma reforma não radical na qual sua classe social, a nobreza, tem um papel importante e essencial. Ele defende como o melhor governo para a França uma monarquia, tendo como princípio a honra e atuando dentro da lei, o monarca seria limitado pelas leis de seu país.
A intenção original de Montesquieu não era a de um revolucionário e sim de um reformador, ele não se propunha a derrubar a monarquia e instalar outro tipo de governo e sim de reformá-lo, mantendo ao lado do monarca, a nobreza e o clero, bem como dividir este poder ali presente em três instâncias: executivo, legislativo e judiciário.  Inspirado e influenciado de modo entusiástico pela antiguidade clássica e pelo governo inglês de sua época, buscava um equilíbrio entre a liberdade e a obediência as leis do país. Ele entende existir três tipos distintos de governo, a monarquia, a república e o despotismo e argumenta a favor da monarquia como melhor forma de governo para o seu tempo e região.
Montesquieu defende a liberdade dentro dos limites impostos pela lei, pois, ao ultrapassar tais limites permitimos que outros também o façam e deste modo acabamos por suprimir nossa própria liberdade. A liberdade, portanto, não é meramente fazer tudo aquilo que se queira fazer, mas restringir este “fazer” ao meramente permitido pelas leis então vigentes no país. Pelo mesmo caminho segue ao falar das religiões e defender que mesmo que falsas sejam, são úteis socialmente para manter os governados e os governantes dentro de parâmetros moralmente aceitos e elevados, impedindo que cada um faça o que bem queira em detrimento dos demais. Quando o ser humano vivia isolado e por si próprio reinava a paz e igualdade, sendo esta a primeira lei natural, mas quando os humanos se agrupam formando sociedades temos também o início do estado de guerra. Isto difere de Hobbes, pois este coloca que o estado natural do ser humano seria de guerra de todos contra todos.
Do mesmo modo que outros iluministas a sua época, Montesquieu apresenta severa e também irônica crítica a autoridade política oriunda da monarquia absolutista e a autoridade religiosa então presente na França, de origem na Igreja Católica Apostólica Romana. Além disto, sua visão do poder absoluto o fez entender ser necessário dividir este mesmo poder em três, sem que um sobressaia sobre o outro e deste modo limitando a esfera do poder exercido por uma única pessoa ou grupo restrito de pessoas e simultaneamente atuando no aumento das liberdades individuais perante o Estado. Esta forma de entender o governo acabou adotado por diversos países ainda em nossa atualidade, mesmo o Brasil, país onde redijo estas linhas, adota o sistema tripartido de poderes. Apesar de ser mais conhecido por esta idéia da divisão tripartida do governo, defendida em seu livro “O espírito das leis”, não foi este um dos pontos principais adotados e enfatizados na obra do autor.
Pelas suas idéias reformistas e não revolucionárias, onde buscava adaptar e aperfeiçoar o então sistema governamental monárquico presente na França, terá com certeza grande influência na revolução francesa de 1789, mas somente na área moderada e não no grupo mais exaltado, pois, este último terá como maior influência a Rousseau.
Segundo Montesquieu há três tipos de governo e estes são a república, que tem como princípio fundamental a virtude, a monarquia, que tem como princípio fundamental a honra e o despotismo, que tem como princípio fundamental o medo, as pessoas precisam temer algo para obedecer ao governo despótico. Cada forma de governo terá suas leis específicas e costumes e será de acordo com várias circunstâncias que formam o povo que está sob o mando deste mesmo governo. Não há leis absolutas para qualquer povo em qualquer lugar, do mesmo modo os costumes hão de variar e as formas de governo serão de acordo com as condições que formam este povo em particular. Mostesquieu se posiciona contra o despotismo e o absolutismo, propondo meios pelos quais o poder poderia ser dividido, proporcionando maior liberdade.
O poder tem a tendência a abusar de suas prerrogativas de modo que a divisão dos poderes tende a evitar o abuso do poder por meio da moderação e vigilância de um poder sobre cada um dos outros. O exercício da moderação nos afasta do radicalismo e nos aproxima da tolerância e da liberdade.

Silvério da Costa Oliveira.

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
 (Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

2- Blog 1 “Ser Escritor”:
3- Blog 2 “Comportamento Crítico”:

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br
5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn
7- Página no Face Book “Dr. Silvério”:
8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
9- Página de compra dos livros de Silvério:
10- Página no You Tube:
11- Currículo na plataforma Lattes:
12- Email:

Nenhum comentário:

Postar um comentário