Por: Silvério da Costa Oliveira.
Eric Voegelin
Eric Voegelin, ou Erich Hermann Wilhelm Vögelin, (1901-1985) nasce em Colônia, Alemanha, e falece aos 84 anos em Palo Alto, EUA. Filho de Otto Stefan Vögelin e Elizabeth Rülh. É formado em Ciências Políticas e Direito pela Universidade de Viena, onde também atuou como professor no curso de Direito. Nascido em Colônia, em 1910 a família muda para Viena, Áustria, onde, em 1928 ele obtém sua habilitação e passa a lecionar teoria política e sociologia. Em 1932 se casa com Lissy Onken, também conhecida por Luise Betty Voegelin (1906-1996). Em 1938, em virtude da expansão nazista e anexação da Áustria pela Alemanha, retira-se com a esposa para os EUA, vindo, ambos, a tornarem-se cidadãos americanos em 1944. Em 1958 muda-se para Munique, retornando aos EUA em 1969 e lá ficando até o final de sua vida. No transcorrer de sua vida atuou como professor na universidade de Viena (professor de ciência política na faculdade de Direito), Universidade do Estado da Louisiana, Universidade de Munique, Universidade de Stanford (Instituição Hoover), Universidade de Harvard. Lecionou, no entanto, a maior parte de sua carreira na Universidade Estadual da Louisiana.
A obra de Eric Voegelin busca suas bases filosóficas em pensadores clássicos, tais como Platão e Aristóteles. Revisando ideias antigas, cria uma filosofia original voltada para a crise política ideológica que este percebe em seu momento histórico. Nele encontramos um pensador que combate os atuais (séculos XX e XXI) idealismos políticos, mostrando a origem dos mesmos e suas raízes históricas e religiosas.
Eric Voegelin também é conhecido como sendo o “filósofo da consciência” e é possível dividir em duas fases a obra deste autor (há comentadores que a dividem em três e mesmo em quatro fases distintas, mas interligadas), sendo a primeira anterior a sua emigração da Áustria para os EUA e a segunda já residente nos EUA. Na primeira fase sua obra é caracterizada por um trabalho voltado para o racismo e o Estado autoritário, já na segunda fase temos uma maior preocupação com as religiões e a história, e uma junção deste estudo com o já desenvolvido em sua primeira fase de trabalhos. Destaque deve ser dado à obra “História das ideias políticas”, ainda durante sua estada na Europa.
Apresentou importantes contribuições à filosofia da consciência, à filosofia da história e à filosofia política, demonstrando em seus escritos que estes três campos de pesquisa e estudo, estão intimamente vinculados entre si.
Com relação ao desenvolvimento de suas ideias originais, que vinculam as ideologias políticas com formas de religião, em particular o Gnosticismo, cabe citar que alguns dos principais temas desenvolvidos em sua obra se vinculam ao problema suscitado pelas ideologias, bem como, a defesa do direito natural e a defesa da metafísica.
Em seu livro “As religiões políticas”, Eric Voegelin analisa os movimentos políticos ideológicos de massa, tais como o comunismo, presentes no transcorrer do século XX e aponta serem os mesmos análogos à religiões, mas não transcendentes e sim imanentes, no qual a promessa de um paraíso não se encontra após a morte em uma vida espiritual eterna e sim dada para as gerações futuras com a construção de um paraíso na Terra e seria justamente por participar desta construção futura que as pessoas encontrariam a sua redenção.
Na concepção deste autor, o desenvolvimento de ditaduras autoritárias tais como o comunismo de Lenin e Stalin ou o Nazismo de Hitler podem ser enxergadas como manifestações de religiosidade que denotam a crise espiritual que nossa sociedade estava vivendo neste período histórico e que se faz presente na violência política.
Eric Voegelin compara a política-religião com antigas doutrinas presentes no Gnosticismo. Cabe à doutrina gnóstica afirmar que o mundo é eminentemente mal, mas que o humano pode superar esta condição presente no mundo, por meio de um conhecimento especial, obtido pela Gnose. Diante deste novo conhecimento, o intelecto humano se vê ante uma iluminação que lhe permita solucionar os males do mundo. O cristianismo, por sua vez, não entende o mundo como sendo eminentemente mal, já que este é a própria criação e Deus, e entende que os problemas do mundo só podem ser superados no plano Divino, sendo este superior a nossa realidade histórica terrena.
Eric Voegelin entende que na base de todos os autoritarismos coletivistas que se destacaram no decorrer do século XX (comunismo, nazismo, fascismo, etc.) temos a Gnose. Ao falar sobre as causas que originaram as crises na sociedade do século XX, Eric Voegelin nos aponta o direito positivo e o relativismo moral, além da tentativa de tornar o transcendente em algo imanente presente em dado conjunto de ideologias políticas, que buscam criar o paraíso na Terra e não após a morte, simultaneamente à negação de uma realidade que seja imaterial e além de nossa vida temporal terrena. Gnose, em grego, significa conhecimento e está associado a uma doutrina que já foi considerada uma heresia cristã, mas que na verdade é muito mais antiga que este. Um pensamento de base gnóstica estaria intimamente vinculado a todo este processo, que transforma ideologias políticas em um verdadeiro culto religioso, que buscam eliminar todos os males que assolam a existência humana por meio de um dado conhecimento que somente os iniciados possuem.
A política enquanto composta por ideologias que se assemelham à religiões não transcendentes, mas imanentes, e que buscam sua redenção na criação de um futuro nesta Terra para as próximas gerações, enquanto fenômeno de massas, obtém sua enorme força e vitalidade de uma certa forma de devoção religiosa dedicada por seus militantes, tal o caso do comunismo e do nacional-socialismo. Este quadro se apresenta presente em toda ideologia política que acredita ser capaz de conseguir explicar a origem do mal dentro da sociedade, bem como, propor a solução política para acabar com este mal.
Ao negar uma realidade transcendente e afirmar a redenção pela criação de um futuro paraíso na Terra, dentro de um contexto totalmente materialista e no qual a transcendência é substituída pela imanência, temos como consequência imediata que os valores tidos como: verdade, bondade, justiça, passam a ser pervertidos, pois, a verdade é igualada a vontade do partido, a bondade à atuar em prol da ideologia, a justiça por sua vez passa a ser identificada com a supressão da propriedade privada, a qual, por sua vez, foi obtida por meio de trabalho honesto.
As ditaduras autoritárias trazem junto consigo, em seu tempo histórico, a cumplicidade de elites intelectuais e também do povo. Há fortes raízes que se encontram com vinculações psicológicas e emocionais. Uma parte significativa das elites e também do povo tem grande responsabilidade e também cumplicidade por todo este processo no qual ditaduras autoritárias são gestadas. Foi assim com o comunismo na URSS e com o nacional-socialismo na Alemanha de Hitler.
Em uma era na qual se parte de dada ideologia para chegar à verdade já previamente conhecida, em busca somente de confirmação e jamais de questionamento, temos na obra de Eric Voegelin o oposto desta tendência, ao questionar justamente o conjunto destas ideologias e mostrar sua origem histórica e vinculação religiosa. Sua obra nos mostra uma independência e clareza difícil nos dias atuais, sempre buscando uma correta interpretação da sociedade na qual vivemos.
O autor em sua obra desenvolve críticas ao totalitarismo político, mas também ao Positivismo nas ciências e filosofia, realizando uma profunda análise histórica das ideias e da própria experiência humana. Sua obra filosófica apresenta-se como sendo bem vasta e também complexa.
Em sua crítica ao Positivismo, em particular na ciência política, argumenta que este reduz a complexidade da experiência humana aos fatos observáveis e mensuráveis, negligenciando outras dimensões importantes na realidade humana.
PRINCIPAIS OBRAS
1- Reflexões Autobiográficas. (Título Original: Autobiographical Reflections). Data da Primeira Publicação: 1989.
Composto por diversas entrevistas temáticas dadas em 1973 por Eric Voegelin a um de seus alunos e discípulos, Ellis Sandoz, enfocando sua vida, trajetória e obra filosófica. Considerada por alguns comentadores como uma boa introdução, feita pelo próprio autor, para quem deseja começar a ler Eric Voegelin.
2- Religiões Políticas. (Título Original: Die politischen Religionen). Data da Primeira Publicação: 1938.
É estudada a ideia da existência de religiões políticas, ou seja, sistemas políticos que assumam características presentes em uma dada religião. Exemplos seriam o nazismo e o comunismo, que, enquanto ideologias contemporâneas ao autor da obra, tendem a substituir a transcendência divina por ideias totalitárias, materialistas e imanentes.
3- A Nova Ciência da Política. (Título Original: The New Science of Politics). Data da Primeira Publicação: 1952.
É proposta uma nova abordagem para a ciência política e feita uma crítica ao Positivismo. O autor entende que a política deve ser compreendida à luz da experiência humana de ordem e transcendência.
4- Ciência, Política e Gnosticismo. (Título Original: Wissenschaft, Politik und Gnosis). Data da Primeira Publicação: 1959.
Como se dá a influência do Gnosticismo nas ciências e na política. As ideologias políticas atuais são variações do Gnosticismo, tentando impor uma visão de cunho religioso que formaliza uma nova ordem idealizada sobre o que seja a realidade, o que resulta em distorções e desordem.
5- Hitler e os Alemães. (Título Original: Hitler and the Germans). Data da Primeira Publicação: 1964 (publicado postumamente em 1999).
Conjunto de palestras proferidas por Eric Voegelin na Alemanha sobre o que foi a segunda guerra mundial e o movimento nazista, examinando o fenômeno do nacional-socialismo de Adolf Hitler, suas causas sociais e espirituais, que resultaram na ascensão de um governo totalitário na Alemanha.
6- Ordem e história. (Título Original: Order and History). 5 volumes.
7- História das Ideias Políticas. (Título Original: History of Political Ideas). 8 volumes.
Silvério da Costa Oliveira.
Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
Site: www.doutorsilverio.com
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)
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