Vídeos novos toda semana.
Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.
Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.
Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com
Alguns discípulos se dedicaram a divulgar as ideias do mestre e outros fundaram suas próprias escolas, estas outras escolas de filosofia são chamadas de Escolas Socráticas Menores, em número de cinco, que alguns comentadores reduzem para quatro, fundindo a escola de Elis com a de Eretria, na chamada Escola Élico-Erétrica.
Apesar das diferenças, há uma concordância entre todas as Escolas socráticas menores e o pensamento do filósofo Sócrates, de que o maior bem que o humano pode se propor a atingir é a sabedoria. Em verdade, podemos entender que os discípulos de Sócrates priorizaram um ou outro de seu ensinamento ou de sua personalidade, afinal, o material a que temos acesso indica que a personalidade, o modo de ensinar e os ensinamentos de Sócrates não eram simples e sim bem complexos.
1- Escola de Élis – Fédon (século V e IV a.C.)
A Escola de Élis ou Elíaca foi fundada na cidade de Élis, por Fédon, discípulo de Sócrates e se aproxima teoricamente da abordagem empreendida por outra Escola, a Escola Megárica. Muito presente neste movimento temos a dialética. A tradição nos informa que Fédon foi autor de pelo menos duas obras, hoje perdidas, “Zopyro” e “Simón”. Há um diálogo de Platão que leva o nome de Fédon, no qual é narrada a prisão e morte de Sócrates.
Fédon dava grande valor ao poder reformador da educação e da virtude, tendo como exemplo a si mesmo (que foi da condição de escravo e prostituto, para a de filósofo) e Sócrates. A filosofia tem por objetivo a salvação e liberdade, já a virtude é igualada ao conhecimento enquanto ciência e sabedoria.
Sofre influência de: Sócrates
Influencia: Escola de Eretria
Palavra-chave: educação / virtude
2- Escola de Eretria – Menedemo de Eretria (339/337-265/278 a.C.)
Fundada por Menedemo, discípulo de Estilpón (360-280 a.C.) e de Fédon, aborda como tema central a identidade da verdade e da virtude, bem como do verdadeiro com o bom, seguindo o pensamento socrático. O ser pode ser identificado ao bem, a virtude pode ser identificada a ciência. Entendia que existia uma única virtude, sendo esta a sabedoria, todas as demais virtudes que possamos imaginar são outros nomes para a mesma virtude, que é a sabedoria. Identifica o ser ao bem e priorizava o rigor da moral na conduta humana.
Sofre influência de: Sócrates – Escola de Élis
Influencia: Escola megárica
Palavra-chave: sabedoria / virtude
3- Escola megárica ou de Megara – Euclides de Mégara (450-340 a.C.)
Sofre influência de: Sócrates – Eleatas (Parmênides, Zenão e Melisso)
Influencia: Cínicos e Estoicos
Palavra-chave: lógica
4- Escola Cirenaica ou Hedonista – Aristipo de Cirene (435-360 a.C.)
Sofre influência de: Sócrates - Protágoras
Influencia: Epicurismo
Palavra-chave: prazer
5- Escola Cínica – Antístenes (444-365/370 a.C.) e Diógenes de Sinope (413-324 a.C.)
Sofre influência de: Sócrates
Influencia: cristianismo
Palavra-chave: ascetismo / desapego.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Escolas Socráticas Menores: Escolas de Elis e Eretria".
Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/1S1NXaAewoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário