Professor Doutor Silvério

Blog: "Comportamento Crítico"

Professor Doutor Silvério

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)

Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


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terça-feira, 12 de julho de 2022

Escolas Socráticas Menores: Escola Megárica ou de Mégara

  Por: Silvério da Costa Oliveira.

 Escola Megárica ou de Mégara – Euclides de Mégara

 A Escola Megárica ou de Mégara foi fundada por Euclides de Mégara (444/435-369/365 a.C.), discípulo de Sócrates. A tradição nos informa que Euclides teria escrito seis diálogos, mas todos se perderam no curso da história, não chegando aos nossos dias. O pouco que conhecemos provém basicamente de Diógenes Laércio.

Morador da cidade de Mégara e ouvinte assíduo das aulas de Sócrates em Atenas (cerca de mais ou menos 40 km), conta-nos a tradição que quando Atenas adotou uma lei que proibia sob pena de morte a presença de cidadãos da cidade de Mégara em Atenas, Euclides saía a noite vestido de mulher e com um lenço cobrindo-lhe a face, percorria a distância entre as duas cidades para ouvir as lições do mestre, retornando pela manhã a sua cidade natal. A tradição também nos conta que após a morte de Sócrates, e temendo pela própria vida, os discípulos de Sócrates que residiam em Atenas buscaram refúgio e abrigo na casa de Euclides, na cidade de Mégara.

No decorrer da Idade Média foi comum o erro de confundir Euclides de Mégara com outro Euclides, o matemático Euclides de Alexandria (323-286 a.C.), este último autor do livro “Elementos”, de geometria e matemática.

 


Nesta escola temos uma abordagem que propõe juntar a ética presente no filósofo Sócrates com o monismo presente nos filósofos pré-socráticos, no caso específico dos eleatas (Parmênides, Zenão e Melisso). Euclides traz dos eleatas a ideia do “um”, do monismo presente nesta escola, e de Sócrates a ideia de “Bem”, fazendo uma fusão entre ambas, deste modo, só haveria o bem e não o seu oposto. A unidade se daria no Bem. Daí a ênfase dada ao bem moral e a decisão da pessoa em alcança-lo. Euclides considera que o bem é uno e não múltiplo e que tudo que possa se contradizer ao bem é ilusório e inexistente.

O “um” presente no “ser” de Parmênides se iguala ao Bem em Sócrates, de modo a Euclides e sua escola afirmarem só haver um único bem, conhecido por vários nomes: sabedoria, razão, deus, mente e outros. Identifica o ser uno de Parmênides ao bem e também a verdade, a sabedoria, a inteligência, todos nomes distintos para uma mesma coisa. Negava a pluralidade, a mudança e o movimento das coisas. A verdade não pode ser conhecida pelos sentidos, somente pela razão.

Dois princípios básicos se encontram na escola megárica e são provenientes dos eleatas: 1- não existe o múltiplo, seja no mundo físico ou seja na formulação do mundo das ideias de Platão, 2- não existe o movimento e o devir.

Euclides e sua escola fazem uso da lógica e dialética tomando como referência a Zenão e o método dialético negativo, onde se propõe um raciocínio pautado não na refutação das premissas do adversário e sim na refutação da conclusão, mostrando que a suposta conclusão levaria a absurdos, redução ao absurdo. Os integrantes desta escola se dedicaram ao estudo da dialética, enigmas lógicos e paradoxos (como o paradoxo do mentiroso), vindo a influenciar o desenvolvimento da lógica estoica (lógica proposicional).


 

Devido às preocupações desta escola com a lógica, se dedicaram ao desenvolvimento e aplicação da dialética, motivo pelo qual por vezes são chamados de erísticos (aqueles que praticam disputas; disputantes).

Em suma, podemos dizer que Euclides e sua escola tinham por base duvidar do testemunho obtido por meio dos sentidos (percepção) no tocante aos mesmos corresponderem a uma dada realidade objetiva, admitiam uma unidade absoluta ao estilo de Parmênides e Zenão e a igualavam ao bem, tendo este último conceito a partir da ideia de bem presente na filosofia de Sócrates. Do mesmo modo que os filósofos eleatas, consideram os sentidos enganosos, confiando exclusivamente no uso da razão e negando o movimento e mudança, bem como a pluralidade, afirmando a imutabilidade de todas as coisas. Também presente nesta escola temos os conceitos de liberdade, autocontrole e autossuficiência, que os aproximam dos cínicos.

 Silvério da Costa Oliveira.

 

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.

Site: www.doutorsilverio.com

(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

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