Professor Doutor Silvério

Blog: "Comportamento Crítico"

Professor Doutor Silvério

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)

Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

sábado, 27 de junho de 2020

Denis Diderot: Uma empreitada ambiciosa. Todo o conhecimento do mundo em 35 livros


Por: Silvério da Costa Oliveira.

“Não há outro indivíduo que a totalidade. Nascer, viver e morrer é mudar de forma.” Diderot

Denis Diderot (Langres, 1713 – Paris, 1784) tem como obra principal a participação como editor e também com a contribuição de diversos artigos para a Enciclopédia (35 volumes, sendo 17 de texto, 11 de gravuras, 4 de suplementos, e outros 3 volumes), a qual irá decisivamente marcar o século XVIII. Em Diderot temos a forte presença do Empirismo, provindo de John Locke, bem como da doutrina do sensacionismo pela qual todo o conhecimento que temos provém das sensações. Também forte em seus escritos é a presença do materialismo, bem como de uma crítica ao sistema governamental então reinante e a Igreja Católica Apostólica Romana. Como também outros autores desta época, defende a liberdade, fala da influência nociva da sociedade e questiona a vida sexual e os costumes com base em descrições provindas de viajantes, de povos outros, onde haveria maior liberdade sexual e também liberdade por parte das mulheres.
Para Diderot, a Enciclopédia era seu grande projeto para divulgar as ciências e por disponível para todos todo o conhecimento então existente no mundo, não somente o conhecimento científico, matemático e filosófico, mas mesmo receitas de como fazer algo ou o conhecimento dos vários artesãos da época em seus trabalhos. Para tal empreitada convidou possivelmente mais de uma centena dos maiores nomes entre os homens letrados da França, cada qual com a missão de escrever um ou mais artigos sobre determinados temas. Não somente expor algo de modo explicativo, mas também crítico, trazendo para o debate idéias nascentes que questionavam a ordem social então reinante.
Diderot é um grande expoente do iluminismo francês e responsável por trazer para a França idéias sobre democracia, ciência e abordagens a temas filosóficos, da Inglaterra, pois conhecia o que se passava na Inglaterra, dominava o inglês, sendo inclusive tradutor. Diderot tem um papel importante também na estética e seu pensamento sobre a obra de arte há, inclusive, de influenciar a Kant, leitor de Diderot. Mesmo nos presentes dias a obra deste autor nos traz uma reflexão importante e interessante sobre alguns temas significativos, como, por exemplo, o papel do Estado, a liberdade, a religião e deus, e as artes. Mesmo nos séculos XX e XXI temos a realização de filmes e peças de teatro com base e inspiração na obra deste escritor, como, por exemplo, o filme francês de 1966 “La religieuse” (A religiosa), que, inclusive, teve outras refilmagens.
Por meio da razão questiona os dogmas sociais, políticos e religiosos dominantes ao seu tempo e seus escritos, bem como todo o empreendimento da enciclopédia clamam por liberdade em oposição aos dogmas então reinantes. Questiona os dogmas nas religiões, o sentido da existência de um deus punitivo e os milagres narrados na bíblia.  Pensa ser errado reprimir as paixões naturais, como o quer a Igreja, e que são as paixões que fazem o ser humano grande. Apresenta uma crítica ao absolutismo e entende a política como capaz de atuar para eliminar as diferenças sociais.
A crítica feita por Diderot as religiões ganha destaque em relação a religião cristã e católica, predominante na França. Em alguns de seus escritos se dedica a ironizar e criticar o claustro e os votos aos quais homens e mulheres se submetiam de modo a ignorar e negar sua verdadeira natureza e sexualidade, bem como a necessidade eminentemente humana de socialização, de conviver normalmente em uma sociedade e não ficar restrito a diversas regras rígidas e ao isolamento social de um mosteiro ou de um convento. Com certeza, Diderot não aprova a existência de frades e freiras, afirmando que o claustro e as regras aos quais os mesmos são submetidos apresentam-se contrárias a natureza e tendem a levar ao desenvolvimento de doenças físicas e emocionais, tais como a histeria e a loucura.
A enciclopédia organizada por Diderot, seu maior trabalho, tornou-se um meio para a divulgação do conhecimento inovador e crítico presente no século XVIII. A enciclopédia é também a realização de um princípio então presente e muito querido aos iluministas no século XVIII com o avanço do conhecimento em diversas áreas do saber, pelo qual seria o saber e não a fé que deveria nortear a busca das respostas a qualquer questão dada.
A enciclopédia surge como um instrumento para libertar o ser humano da dependência auto imposta, dependência esta a valores religiosos e a superstições sem respaldo na razão e na observação dos fatos, dependência a um governo absoluto que não leva em consideração as aspirações e a liberdade do povo, Diderot, dentre outros, se insurge contra a ignorância, a superstição, os dogmas religiosos e defende a liberdade e a proliferação do conhecimento por todos. Mas do que nunca, são valores que hoje no século XXI, bem como anteriormente no século XVIII, devemos ainda defender e repensar diante de formas antigas e novas de escravidão, cerceamento e enclausuramento de nossos corpos, mentes e vidas. É diante do esclarecimento racional que vislumbramos a possibilidade de liberdade, de nossa própria liberdade.

Silvério da Costa Oliveira.

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
 (Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

2- Blog 1 “Ser Escritor”:
3- Blog 2 “Comportamento Crítico”:

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br
5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn
7- Página no Face Book “Dr. Silvério”:
8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
9- Página de compra dos livros de Silvério:
10- Página no You Tube:
11- Currículo na plataforma Lattes:
12- Email:

Nenhum comentário:

Postar um comentário