Professor Doutor Silvério

Blog: "Comportamento Crítico"

Professor Doutor Silvério

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)

Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

O que é história?

 Por: Silvério da Costa Oliveira.

 

A história se apresenta como a ciência que estuda o desenvolvimento do ser humano, suas ações e suas sociedades e tudo que conhecemos no transcurso do tempo e no espaço. É o estudo do passado para proporcionar o entendimento do momento presente. É o estudo do ser humano no tempo e espaço ocupado, tomando por base de pesquisa os diversos registros encontrados.

 

A palavra história se origina no grego e tem como significado inicial “pesquisa” ou “conhecimento oriundo da investigação”. Em suas origens e fundadores podemos nos reportar a Grécia antiga, nas figuras de Heródoto e Tucídides (ambos no século V a. C.).

Hoje a história é dividida em períodos, sendo a divisão mais conhecida entre história e pré-história, deixando esta última designação para o tempo no qual as formas de escrita ainda não haviam sido inventadas. Mas podemos ampliar esta divisão de nosso objeto de estudo em História para cinco períodos, sendo estes 1- a pré-história, que como já dissemos se dá antes da invenção da escrita, que teria ocorrido a cerca de 3500 a.C. 2- a idade antiga ou antiguidade, que vai da invenção da escrita até 476 d.C., com a queda do império romano no ocidente, 3- a idade média, que vai da queda do império romano no ocidente até a queda do império romano no oriente, com a tomada de Constantinopla em 1453 (do século V ao XV), 4- idade moderna, que vai da tomada de Constantinopla até a revolução francesa, em 1789, 5- e, finalmente, a idade contemporânea que vai de 1789 até os dias atuais. Alguns pensam que já seria o momento de uma nova divisão da história, pois, muito se evoluiu e a produção constante de informações foi muito ampliada, tornando inviável para o ser humano estudar e compreender um período cada vez mais vasto, no entanto, se bem que haja no século XX diversos marcos que possam ser levados em consideração para demarcar o fim e o início de uma nova época histórica, resta saber qual deles escolher e como se daria o consenso sobre qual deveria findar a época anterior. Pensemos na revolução russa de 1917, no início e fim da primeira guerra mundial, a grande guerra, como era chamada na época, ou mesmo no início e fim da segunda guerra mundial, na detonação da primeira bomba atômica, do homem caminhando na lua em 1969, do fim da URSS, e muitos outros eventos significativos que ocorreram e que ainda estão ocorrendo entre nós.

Diversos são os modos de pesquisa histórica, os quais vão desde consultas a fontes escritas até ao estudo de artefatos encontrados. As fontes de pesquisa podem ser as mais diversas, desde que nos transmitam informações sobre determinado período no tempo, deste modo temos diversos tipos distintos de escrita ou gravações e pinturas, entrevistas a pessoas que presenciaram determinados fatos, objetos antigos encontrados, costumes e cultura de um povo, tendências de comportamento ou moda, etc. Pela história e também por outras ciências que atuam de modo complementar, como a antropologia e arqueologia, dentre muitas outras, podemos buscar entender o nosso passado e a evolução das civilizações e de tudo o mais até o momento presente no qual vivemos.

 

Silvério da Costa Oliveira.

 

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.

1- Site: www.doutorsilverio.com

 (Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário