Professor Doutor Silvério

Blog: "Comportamento Crítico"

Professor Doutor Silvério

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)

Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

sábado, 13 de junho de 2020

Ayn Rand: Uma filosofia radical e cotidiana


Por: Silvério da Costa Oliveira.

Por regra geral, durante minha formação acadêmica em filosofia eu tive contato com as ideias e teorias de diversos e distintos pensadores que após o devido aprofundamento passei a abordar em cursos ou mesmo em vídeos e artigos ou textos escritos sobre os mesmos. Ayn Rand é uma exceção. Meu contato com a autora se deu no ano de 2018, ano de eleições no Brasil e onde ficou muito nítida a divisão entre direita e esquerda na política nacional, a par com uma operação da polícia federal, intitulada “Lava jato” que havia mostrado em anos recentes o quanto os governos anteriores, de orientação de esquerda, haviam se corrompido, desviando dinheiro pelas mais diversas formas. O escândalo era tanto maior quanto anteriormente parte considerável da população havia confiado nas promessas de ética e sobriedade na política.
Diante deste quadro lamentável eu ganhei de presente um exemplar do livro “A revolta de Atlas”, cuja leitura recomendo a todos que não se intimidem com um livro de muitas páginas e onde os personagens tem o fito de expor as ideias do autor e não meramente a construção de uma história bonita.
Deste ano até 2020 já tive a oportunidade de ler e estudar praticamente toda a obra desta autora, bem como outros textos que falam sobre suas ideias, alguns a defendendo e outros a atacando de modo inconsequente. Claro que a autora tem suas falhas, mas o atual modismo reinante na esquerda política é denegrir a imagem de seus adversários por meio de palavras de ordem ou ofensivas, sem esmiuçar as ideias e possíveis contradições ali presentes.
Eu fiquei impressionado com a leitura de seus textos, pois, tratava-se de uma mulher que havia falecido em 1982 e no entanto, poderia facilmente se passar por alguém que conhecendo a realidade política brasileira presente em 2018, tivesse escrito aquele livro que me fora dado de presente, como uma metáfora inspirada em tal realidade recente. Todas as falcatruas da esquerda, todos os erros, a enganação, a armação, os procedimentos politicamente adotados. Mais impressionante ainda isto se torna quando colocamos a questão em uma perspectiva temporal e tomamos ciência que a autora nasceu em 1905 na Rússia e viveu a revolução de 1917 que transformou este país na URSS. Proveniente de uma família judia e burguesa, ela viveu na pele os primeiros anos da revolução e sua revolta e crítica se baseia em parte nesta experiência particular e pessoal que ela viveu in loco. Como pode a esquerda em nada evoluir em suas táticas em cerca de 100 anos?
Ayn Rand nasceu em 2/2/1905 (a data pode mudar em virtude do calendário usado a época em seu país) na cidade de São Petersburgo, Império Russo, e veio a falecer aos 77 anos de idade na data de 6/3/1982, na cidade de Nova York, EUA. O nome pelo qual hoje é conhecida, em verdade é um pseudônimo, pois, ao passar a morar nos EUA e com medo que seus familiares que ficaram residindo na URSS sofressem perseguições em virtude da manifestação de suas ideias radicalmente contrarias ao comunismo e seus derivados, ela resolveu adotar um novo nome, escondendo o nome real. O nome adotado não é muito criativo. Ayn é uma corruptela da pronúncia dada a “I”, “eu” em inglês, e por sua vez, o sobrenome adotado foi retirado do segundo nome de uma empresa que a época produzia máquinas de escrever, a “Remington Rand”, como se ela quisesse dizer com o seu nome “Eu escrevo” (escrevo em máquina de escrever), sendo que seu objetivo era ser escritora.
Em 1921, com a permissão dada para que mulheres cursassem universidades em seu país, Ayn Rand então com 16 anos de idade, se matricula em um curso na universidade de Petrogrado (São Petersburgo) no departamento de pedagogia social com especialização em história e filosofia, chegando a se formar em 1924, mas saiu dois anos antes da graduação, pois, em 1925 conseguiu uma autorização para viajar aos EUA, se ausentando por seis meses para visitar parentes, sendo que nunca mais retornou, tendo chegado aos EUA em fevereiro de 1926, então com 21 anos de idade. Em 10 de fevereiro embarcou no navio que lhe deixou em Nova York em 18 de fevereiro deste ano.
Foi casada por 50 anos com Frank O’Connor, o que não lhe impediu de manter um amante mais jovem por parte do tempo deste relacionamento, com ciência de seu marido e da esposa do amante, que, por sua vez, é interessante ressaltar que este casal também era formado por seus discípulos. Em 9/11/1979 faleceu seu marido e 3 anos depois morre Ayn Rand.
Em 1973 descobre uma irmã ainda viva na URSS e consegue que ela venha visita-la nos EUA, mas as duas não se dão bem em virtude de severas divergências ideológicas. Sua irmã fica com ela 8 meses e os debates familiares são tão intensos que sua produção intelectual diminui drasticamente durante este turbulento período de sua vida.
Seus primeiros livros se apresentam como trabalhos de ficção onde desenvolve conjuntamente com suas histórias e personagens suas principais ideias e alguns destes livros se tornaram filmes, hoje disponíveis na Internet. Sua principal obra com certeza é “Atlas Shrugged”, que recebeu duas traduções no Brasil. A primeira foi “Quem é John Galt?” e a segunda “A revolta de Atlas”, este livro foi publicado em 1957 e originou uma sequência de três filmes em anos recentes (2011; 2012; 2014), infelizmente, os filmes não conseguem captar o pensamento crítico presente na obra e se atem basicamente a parte menos importante que é o esqueleto da obra pautada pelos personagens e suas vivencias dentro da história. Também importante é “The fountainhead” (livro publicado em 1943) aqui traduzido como “A nascente” ou também “Vontade indômita” que gerou filme (1949) no cinema com o mesmo nome. E cabe destaque a “We the living”, livro de 1936 sobre a vida na URSS no início do século XX e apresentando uma forte crítica ao autoritarismo e ao coletivismo, que se tornou em um belíssimo filme no cinema italiano, datado de 1942 (no original foram dois filmes distintos, que em anos posteriores foram fundidos com supervisão de Ayn Rand e relançado legendado em inglês em 1986). Por ser uma pensadora do século XX nos EUA em pleno desenvolvimento da TV, presente em todos os lares americanos, é possível hoje encontrar na Internet diversas entrevistas dadas a época pela própria autora a programas de tv ou mesmo filmes outros contendo seus comentários e ou entrevistas.
“Atlas shrugged” é um livro que tem como objetivo expor um conjunto de ideias que formam o pensamento político da autora, diferente de “We the living” e “The fountainhead” onde, se bem que não deixemos de ver uma apresentação construtiva das ideias da autora sobre a vida, a política e a sociedade, temos nelas obras mais literárias e agradáveis a leitura por diversão diante de um romance bem estruturado em sua dramaticidade argumentativa.
Cabe destacar, também, dentre seus livros de ficção, “Night of january 16th”, de 1934 e “Anthem”, 1938, traduzido como “Cântico”. E entre seus livros de não ficção, temos “For the new intelectual”, 1961; “The virtue of selfishnes”, 1966, que pode ser encontrado traduzido como “A virtude do egoísmo”; “Introduction to objetivist epistemology”, 1967; “The romantic manifesto”, 1969; “Return of the primitive: The anti-industrial revolution”, 1971; “Philosophy: Who needs it”, 1982.
Cabe aqui o esclarecimento que seus livros de ficção foram cuidadosamente planejados e estruturados pela autora, mas seus livros de não ficção não possuem esta estrutura ou planejamento, pois, são em geral o resultado da junção de anteriores publicações de artigos na revista que fundou e editou visando divulgar suas ideias e de eventuais participações em eventos nos quais teria proferido uma palestra sobre um ou mais dos temas do conjunto de suas ideias. Tanto os seus livros de ficção, como também os de não ficção podem ser encontrados após pesquisa, e obtidos na Internet em alguns sites, alguns, no entanto, somente em língua inglesa. Existem outros livros sobre a autora e sua Escola de pensamento que também estão disponíveis e de fácil acesso por meio de buscas em sites na Internet. Vale também a pena ler o trecho do livro ou ver o vídeo no You Tube sobre o discurso de John Galt, em geral com o título “Aqui é John Galt falando”.
Quando pensamos em Ayn Rand devemos sempre ter em mente que se trata de uma mulher russa e de família judaica, que fugiu com ajuda de seus familiares do regime então vigente em seu país de origem e se estabeleceu como residente nos EUA até o final de sua vida. Criou um sistema filosófico intitulado por ela como “Objetivismo”, que possui seguidores entusiastas até os presentes dias. Seu pai era comerciante antes da revolução de 1917, proprietário de uma farmácia que lhe foi tirada pelos comunistas e ela sofreu na pele o início da revolução comunista sendo filha de uma família judia burguesa, o que com certeza deve ter motivado seu profundo ódio a todas as correntes de pensamento direta ou indiretamente ligadas ao comunismo, socialismo ou demais formas de coletivismo. Ao chegar aos EUA, primeiro em Nova York e depois na Califórnia, Hollywood, deve ter sido um choque cultural violento diante de duas realidades naquele momento histórico tão distintas, o que a fez uma forte defensora do capitalismo, do individualismo, da propriedade privada, da liberdade e do egoísmo (cuidar de seus próprios interesses), ao mesmo tempo que pregava ser o altruísmo o pior de todos os males, ao se sacrificar o indivíduo às massas, os interesses particulares aos interesses de outras pessoas.
Também fica claro desde o início a partir do estudo de sua obra e pensamento, que para a autora a única forma de se obter conhecimento fidedigno encontra-se no uso da razão e não na aceitação de crenças provindas da religião ou da fé em alguma coisa qualquer. Interessante aqui que a par com esta postura contrária ao pensamento mágico e ou místico, também expressa em virtude de sua ampla defesa da individualidade e liberdade, sua convicção que o Estado não deve coibir por meio de leis que mulheres que queiram abortar o façam a partir de sua escolha pessoal. Digo isto porque hoje seu pensamento encontra seus maiores defensores políticos junto aos conservadores, sejam estes Republicanos nos EUA ou a direita brasileira, algo justo no tocante a uma visão global de sua obra, mas que esbarra nestas duas dificuldades ideológicas, uma vez que os conservadores aqui e mundo afora tendem a defender a religião e a negar a permissão legal para o abortamento a partir unicamente da decisão individual da mulher cujo corpo irá gerar tal criança. Aqui estaria em jogo a liberdade e a propriedade de seu próprio corpo, propriedade individual e não estatal, e que a mulher seja responsável e dona de decisões que lhe afetam a si própria, ao seu corpo, sua vida, seus rumos futuros e suas decisões presentes. Neste tocante, a ênfase da esquerda, contrária em suas bases a religião e a valores tradicionais, bem como apta a defender o direito ao abortamento livre de leis proibitivas, encontra acolhida, mesmo que por outros caminhos ou desenvolvimento, neste pensamento.
Em seu sistema filosófico o egoísmo racional e ético, entendido por cuidar de seus próprios interesses, ganha papel de destaque principal, a par com a total negação do altruísmo, do coletivismo e da presença atuante e cada vez maior do Estado. Em Ayn Rand temos uma enfática defesa do egoísmo como sendo cuidar de seus próprios interesses e o entendimento que o altruísmo é a expressão mais pura do mal, aqui entendido como se sacrificar pelos outros. O indivíduo, deve viver pelos seus próprios interesses, sem se sacrificar pelos outros ou permitir que os outros se sacrifiquem por ele. Segundo a filosofia de Ayn Rand, seu ideal de homem é alguém egoísta, individualista, um homem com tal autoestima que parece mesmo ser arrogante, que viva por seus próprios valores.
Defende o capitalismo mais radical, que podemos entender como laissez-faire. Na sua concepção filosófica os direitos individuais e de propriedade ganham merecido destaque. Muito presente ao seu sistema de pensamento temos a defesa enfática e consistente do individualismo, auto sustentação, capitalismo e livre iniciativa.
Quatro pontos seriam fundamentais para entender o pensamento desta autora. Primeiro: A realidade é objetiva e existe independente da mente do observador. Segundo: O contato com a realidade se dá por meio da percepção de nossos sentidos, os quais nos proporcionam a elaboração de conceitos por meio de um processo lógico indutivo-dedutivo. Terceiro: Nossa existência tem como objetivo moral a busca da felicidade, que se dá segundo a autora pelo exercício do egoísmo racional. Quarto: O capitalismo laissez-faire seria o único sistema político e econômico que permita a realização de tal objetivo moral.
Na epistemologia de Ayn Rand “A” é igual a “A”, o mundo é tal qual o percebemos pelos nossos sentidos. Para o objetivismo a realidade não depende da consciência que temos dela e é exatamente aquilo que dela percebemos.
A defesa enfática que Ayn Rand faz do egoísmo contra o altruísmo equivale a defender o auto interesse contra o auto sacrifício. Temos muito presente a defesa dos direitos individuais e a total negação dos direitos do grupo. Uma postura forte contra o estatismo, visto como uma presença exagerada do Estado na vida das pessoas. Uma filosofia decerto radical, mas que mesmo incorrendo em alguns possíveis erros, tem a virtude de ser um antídoto contra um meio acadêmico-cultural totalmente tomado por ideias e ideologias de esquerda, que defendem o grupo contra o indivíduo e marcham em direção a uma sociedade coletivista onde a liberdade não passa de uma ilusão e os direitos em obrigações e dívidas.
Segundo a autora, nossa cultura é baseada na inveja, no auto sacrifício e no sentimento de culpa. Tais sentimentos estão na composição do que nossa sociedade entende por altruísmo, sendo algo que está em oposição ao egoísmo racional, que consiste basicamente em cada qual cuidar de seus próprios interesses. Para a autora, seria inconcebível qualquer sistema de cotas para preenchimento de vagas, seja por raça, sexo, ou qualquer outro critério. E seria considerado um absurdo falar ou argumentar em defesa de alguma dívida histórica que a sociedade pudesse ter para com algum grupo, seja este formado por mulheres, negros, judeus ou qualquer outra dita “minoria”. O fato histórico de negros terem sido escravizados no passado não gera direitos coletivos no momento presente para este grupo social.
A temática principal em duas de suas principais obras (The fountainhead; Atlas Shrugged) ficcionais encontra-se ao lado de personagens que são apresentados como empreendedores que dedicam sua vida a realização de seus propósitos, em confronto com uma sociedade onde a ênfase se dá não ao indivíduo e sim ao coletivo, reforçando o conformismo e a mediocridade. Ao mesmo tempo procura por todos os meios possíveis buscar o desenvolvimento do indivíduo, do “eu”. Uma frase extraída de seus escritos bem pode expressar todo o poder dado ao “eu” diante do coletivo, desta luta pela liberdade e individualidade travada por seus heróis: “A questão não é quem vai me deixar, é quem vai me impedir”.
Quem é Atlas?; É aquele que na mitologia sustenta sobre seus ombros o mundo e na nossa vida ou sociedade este personagem representa os grandes inovadores, as pessoas produtivas, aquelas pessoas competentes no seu trabalho, que de fato fazem a diferença na evolução de nosso mundo, proporcionando saltos exponenciais no conhecimento e no modo de viver social.
Para a escritora Ayn Rand, o sistema econômico que mais benefícios nos traz é o capitalismo, no qual a autora propõe que as relações em sociedade se deem por uma livre troca de valores iguais, a semelhança de uma relação comercial justa entre homens livres.
Nossa prioridade jamais pode ser “o outro” e sim nós mesmos. Ao priorizar “o outro” e o coletivo em detrimento de seus próprios interesses entrega-se o “eu” ao sacrifício social, gerando ódios e ressentimentos por uma vida não genuinamente vivida, por anseios, metas e desejos não desenvolvidos e não cumpridos. Nos tornamos vítimas da frustração do “poderia ter sido”, “poderia ter feito”, “poderia ter vivido”.
Seu pensamento põe em cantos opostos de modo antagônico de um lado o egoísmo e de outro o altruísmo. Ela defende o primeiro e ataca com tudo que pode o segundo. Para Ayn Rand egoísmo racional é cuidar de seus próprios interesses e o altruísmo implica em auto sacrifício para o bem de outras pessoas. O altruísmo tem uma moral incompatível com o capitalismo. Como bem a autora salienta em mais de uma vez em seus escritos, ela se propõe não a discussões acadêmicas e sim a criar e mostrar “uma filosofia para viver na Terra”.
O pensamento filosófico de Ayn Rand pode ser resumido esquematicamente a partir de alguns pontos básicos que irão delinear a figura composta por suas principais ideias. De um lado temos seu apoio e defesa incondicional ao que ela considera o foco central de uma pessoa ou sociedade saudável, a saber: razão, individualismo, egoísmo e capitalismo, contra o que para ela representa todo o mal, “evil”, que são, por sua vez, as doutrinas e ideologias que levam ao misticismo, coletivismo e altruísmo. Se pensarmos por metáfora nos pés de uma cadeira ou banco onde se apoie o pensamento de Ayn Rand, temos os seguintes quatro pontos cruciais: 1- a razão em oposição ao misticismo, 2- individualismo em oposição ao coletivismo, 3- Egoísmo em oposição ao altruísmo, 4- capitalismo em oposição ao comunismo/socialismo.
Vamos entender melhor isto. De um lado temos a razão, o individualismo, o egoísmo e o capitalismo. Por egoísmo a autora entende simplesmente, cuidar de seus próprios interesses. Já no tocante ao conceito de capitalismo, destaca a autora a importância da propriedade privada, liberdade, Estado mínimo e não interventor na economia, relações comerciais livres. Por outro lado, temos as coisas que devemos evitar e combater por levarem ao mal e que são: misticismo, coletivismo, altruísmo e comunismo. Por misticismo entende todas as formas de religião e crenças não racionais, por altruísmo entende o ato de se sacrificar pelos outros, e por comunismo ou socialismo entende o conjunto de todas as doutrinas coletivistas. Estamos também diante da dicotomia entre de um lado o mercado/comércio livre (free trade), e de outro lado o controle governamental (government controls), deixando claro a autora o seu posicionamento quanto a esta questão.
Segundo o pensamento da autora, a necessidade não cria direitos. Não importa se a necessidade de um ou de muitos, isto não justifica qualquer reivindicação de possível direito. Ayn Rand defende a razão, a liberdade e o individualismo, a propriedade privada e o capitalismo laissez-faire, o ateísmo, a legalização do abortamento, os direitos individuais, o egoísmo entendido como cuidar de seus próprios interesses.
Por sua vez, se mostra contrária, apresentando forte oposição, ao coletivismo, ao comunismo e socialismo, ao altruísmo, ao misticismo / religião e aos direitos coletivos.
Direitos humanos em sua origem existem para proteger o bem do homem, seu próprio bem, não sacrificando a si-próprio para os outros e nem sacrificando os outros para si próprio. Nenhum homem tem o direito de iniciar o uso de força contra outro homem, mas tendo outro começado a agressão, temos o direito de usar a força para nos defender, isto valendo tanto para pessoas como também para nações. Ela faz uma ressalva quanto as nações, pois, segundo a autora nenhuma nação estaria no dever ou obrigação de invadir outra para proteger os interesses do povo desta nação contra um governo tirano, cruel e irracional, mas o poderia fazer se assim o decidisse. Imagino que aqui possivelmente ela estaria pensando nos governos nazistas e fascistas da Alemanha e Itália durante a segunda guerra mundial ou mesmo no governo comunista de Stalin na então URSS.
O conjunto do pensamento de Ayn Rand aponta para algumas linhas mestras que não podem ser ignoradas dentro do contexto de sua obra. Temos a defesa incondicional do capitalismo laissez-faire como a melhor forma econômica social já desenvolvida na história da humanidade. Temos também quatro pontos importantes se queremos transpor suas ideias para o campo de uma escola filosófica. Neste caso, ao se pensar a metafísica, teremos como resposta da autora a lei da identidade, já para a epistemologia, esta nos responderá com a supremacia da razão, a ética terá como resposta o egoísmo racional e por fim, a estética apontará para os valores metafísicos, isto segundo o pensamento desta autora.

Compartilhar a visão de mundo desta autora pode proporcionar uma mudança em sua vida e valores.
Segundo a opinião de Ayn Rand, há somente dois meios pelos quais os seres humanos podem interagir e negociar uns com os outros, ou por meio da razão ou de uma arma, ou se o preferirem, por meio da persuasão ou da força.
Entendo que não cabe chamar Ayn Rand de filósofa e nem sua escola de escola de filosofia. Melhor chamá-la apenas de “pensadora” e escola para difundir seu pensamento. Vamos deixar claro e sem hipocrisia ou tentativas de suavizar a realidade, que ela não possui formação acadêmica em filosofia, história ou artes e que deturpa o pensamento de Kant, Hegel e demais filosofias, mesmo de Aristóteles e São Tomás de Aquino (filósofos que elogia constantemente) seu entendimento não é integral e sim parcial. Não demonstra ter conhecimento de lógica formal e confunde ou deturpa o sentido de necessidade e contingência. Seu exemplo constante de que para os EUA é necessário ter 50 Estados é uma aberração perante a lógica, pois, ao contrário do que ela defende, isto é algo contingente ao ente tido como EUA.
Escritora, romancista e pensadora com ideias originais e interessantes, sem, no entanto, uma formação acadêmica que embase o campo de suas argumentações. Possui ideias originais, claras e por ela bem definidas, mas seus conceitos não são bem elaborados dentro da tradição filosófica. Ao se referir em última instancia a conceitos tais como: “razão”, “liberdade”, “independência”, ela o faz como se estes fossem absolutos, mas não o são, cabe definir o que se entende pelos mesmos, não descartando a tradição na qual os mesmos estão inseridos, e falta-lhe este desenvolvimento filosófico.
Imagino que pelo fato dela ser mulher no começo do século XX, isto possa ter afetado negativamente sua formação, além dos fatos turbulentos de sua vida na época em que deveria estar se dedicando ao aprofundamento dos estudos acadêmicos. Durante a primeira metade do século passado as mulheres via de regra exerciam posições de trabalho subalternas aos homens, isto quando trabalhavam. Ela, para se destacar como escritora famosa e reconhecida, teve com certeza de superar diversos obstáculos, mas mesmo assim, continuou sendo, como não poderia deixar de ser, uma mulher de seu tempo, dentro de um determinado contexto histórico, e isto, por mais que suas ideias sejam radicalmente interessantes, poderia, talvez, ajudar a compreender o porquê de não haver por parte da autora uma compreensão plena de sistemas filosóficos e contextos históricos. Também outro fato aqui deve ser posto e analisado, pois, mesmo hoje vemos algo que Ayn Rand já denunciava a sua época, na primeira metade do século XX nos EUA, que é a total presença de ideologias de esquerda nos meios acadêmico e cultural. Este choque ideológico não deve ter favorecido a autora um melhor desenvolvimento e aprofundamento em questões acadêmicas por demais específicas em história, filosofia e artes. Em resumo, sua formação nestas áreas não é boa e vários fatos sociais, históricos e pessoais podem ter contribuído para isto.
Quanto mais se aproxima do mundo acadêmico, seja por parte de filósofos ou historiadores, mais dificuldades encontra por meio das inconsistências e deturpações interpretativas de outros sistemas filosóficos ou desconhecimento histórico. Quando se volta para as artes, ignora a influência histórica da necessidade de meramente imortalizar uma imagem, fato ou pessoa, que tornavam os artistas muitas vezes em registradores artísticos de seu tempo e modo de vida, necessidade esta que sumiu com o avanço das novas tecnologias que se desenvolveram de forma impressionante no decorrer do século XX e agora XXI. Temos a fotografia, os filmes e mesmo a impressão em 3D, libertando o artista para representar outros contextos presentes a sua dinâmica emocional cognitiva e ao meio sociocultural e histórico ao qual o artista pertence, e isto é negado ou criticado por Ayn Rand. Falta-lhe uma visão mais ampla sobre as artes e mesmo uma formação formal nas mesmas. Por falar e escrever sobre história, filosofia e artes, sem uma formação formal e ignorando ou mesmo deturpando pensadores e contextos, seu discurso pode mesmo parecer tentador e crítico para quem, como ela mesma, não possua uma boa formação formal, acadêmica, em tais áreas do conhecimento, mas decerto soa mal para quem se aprofundou em tais áreas e é como se suas críticas e comentários fossem tiros que errassem por muito o alvo ao qual são destinados, passando longe de atingir o cerne das questões levantadas. Isto em parte pode explicar a mútua rejeição que encontramos por parte do meio acadêmico para com sua obra e por parte da autora para com o meio acadêmico.
Já quanto mais se afasta do meio acadêmico e se aproxima de nossa vida cotidiana, encontra acolhida em fatos reais complexos presentes na sociedade e no indivíduo. Suas ideias são de todo interessantes e produtivas, mesmo perturbadoras às vezes, capazes de gerar grandes debates e estudos ou mesmo, guiar de modo genuíno a vida individual das pessoas em busca de realizações e felicidade. A autora deveria se ater as suas próprias ideias e não tentar explicar visando combater ou defender fatos históricos e sistemas filosóficos dos quais ela carece de profundidade em seu conhecimento sobre os mesmos.
A autora me surpreendeu por sua compreensão da esquerda, mesmo décadas após sua morte e ao mesmo tempo por sua incompreensão de doutrinas filosóficas e conhecimentos históricos, o que começa a ganhar uma possível linha de compreensão ao estudar sua vida e quando tomamos ciência do contexto histórico social no qual viveu, cresceu e se desenvolveu pessoal e profissionalmente.
Para entender seu posicionamento sobre egoísmo, altruísmo, capitalismo, coletivismo, artes e ética, precisamos entender primeiro o contexto político econômico ao qual ela se refere e que continua extremamente vivo e de uma imortalidade absolutamente tola em sua ausência de mudança. Para quem vivenciou os fatos pelos quais nós, não somente no Brasil, mas nos demais países da América Latina, passamos em décadas recentes, a leitura de seus livros, em particular “Atlas shrugged” pode representar um princípio de entendimento racional sobre os procedimentos da esquerda e suas inevitáveis consequências em qualquer lugar onde tais ideias sejam de fato implementadas. A enorme ênfase posta pela autora na razão para solução de problemas e direcionamento da vida se torna também deveras importante quanto mais vemos que doutrinas religiosas e místicas se apresentam em pleno século XXI com força, radicalismo, irracionalidade destrutiva e não somente adeptos, mas também inocentes defensores destes grupos de fanáticos religiosos.
Mas do que nunca a leitura e o estudo de sua obra se torna importante e vital em meio a doutrinas religiosas e místicas que beiram a loucura e de doutrinas políticas de esquerda que vendem maior liberdade e bem-estar social e entregam ausência de liberdade, fanatismo, ausência de diálogo racional, constante repetição de frases prontas e vazias, censura a qualquer um que não defenda as mesmas ideias do grupo ou partido.
Como toda obra, seu valor se encontra em nos provocar e no decorrer desta inquietação proporcionar que questionemos as verdades prontas que nos são apresentadas e a realidade ao nosso redor em busca de algo que possamos compreender e entender de modo racional, ou metaforicamente falando, nos pondo na estrada caminhando por nossos próprios recursos. Em um mundo acadêmico, jornalístico e cultural tomado por diversas ideologias coletivistas, onde a esquerda reina e torna o pensamento mera repetição de pautas previamente traçadas em um discurso que torna a multiplicidade una e compacta, um conjunto de ideias aceitas e inquestionadas pelos ditos “formadores de opinião”, então, o pensamento de Ayn Rand em sua radicalidade lúcida se torna em o antídoto que nos permita ver o outro lado. Defender o individualismo contra o coletivismo, defender o egoísmo contra o altruísmo, defender o capitalismo contra o comunismo e socialismo, defender o mercado livre contra o controle estatal, defender o liberalismo e o capitalismo laissez-faire e entender os motivos que levam a esta defesa e as manipulações sociais e psicológicas que tentam intimidar, ridicularizar e envergonhar os que seguem por este caminho.

Silvério da Costa Oliveira.

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
 (Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

2- Blog 1 “Ser Escritor”:
3- Blog 2 “Comportamento Crítico”:

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br
5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn
7- Página no Face Book “Dr. Silvério”:
8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
9- Página de compra dos livros de Silvério:
10- Página no You Tube:
11- Currículo na plataforma Lattes:
12- Email:

Um comentário:

  1. Visite minha página no YouTube e veja o vídeo sobre esta autora.
    https://youtu.be/dtcwKMhG0FA

    ResponderExcluir