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Gregório de Nissa (335-395), atuou como Bispo em Nissa e posteriormente em Sebaste. Dentre suas obras temos “Grande catequese”, “Contra Eunômio” e “Sobre a virgindade”. Combateu as heresias de sua época, dentre as quais o arianismo. Teve Gregório, também, grande destaque no Concílio de Constantinopla de 381, na defesa das teses doutrinárias de seu grupo, e no afastamento da doutrina ariana do seio da Igreja. Além de seu irmão (Basílio) sofreu influência de Orígenes e Platão, este último por meio do neoplatonismo. Defende o uso da filosofia associado à teologia, mas argumenta que a antiga filosofia greco-romana, afastada da palavra revelada é estéril e infrutífera. Alguns comentadores destacam que após Orígenes foi Gregório de Nissa quem melhor unificou a filosofia com a teologia e alguns o veem como um marco neste tocante até a aparição de Agostinho, como também é entendido por alguns comentadores como sendo, em virtude do uso simultâneo de argumentos de fé e razão para defender e explicar questões de teologia, comparado a Tomás de Aquino, claro está, levando-se em conta a diferença no tempo histórico entre ambos autores. Cabe destacar que conjuntamente com Gregório de Nazianzo e Basílio de Cesaréia, seu irmão mais velho, Gregório de Nissa é conhecido por ser um dos três de Capadócia. Fé e conhecimento seriam para Gregório de Nissa coisas distintas, sendo que a fé tem superioridade ao conhecimento. Deste modo, cabe à filosofia ajudar a tornar disponível o conhecimento que favoreça o melhor entendimento da fé, demonstrando, por exemplo, como é evidente a existência de Deus.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Gregório de Nissa: A filosofia atua para o melhor entendimento da fé".
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