Vídeos novos toda semana.
Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.
Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo. Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com
Jerônimo (347-420) ou Eusébio Sofrônio Jerônimo ou Eusebius Sophronius Hieronymus ou Jerônimo de Estridão. Na iconografia costuma aparecer ao lado de um leão, provavelmente devido a um erro ocasionado pela semelhança dos nomes, com outro santo, mesmo com este erro, Jerônimo pode ser considerado o “leão do deserto”, já que ali passou um tempo considerável de sua vida na condição de eremita e asceta. Também a iconografia costuma representa-lo nas roupas de um cardeal ou com partes da mesma por perto, mas ele não foi ou exerceu esta função em vida. Também conhecido pelos comentários realizados junto ao Evangelho dos Hebreus, hoje perdido. Por volta de 378 – 379 foi ordenado sacerdote em Antioquia e viajou para Constantinopla para continuar estudando as escrituras tendo como guia Gregório Nazianzeno. Esteve em Roma junto à corte do papa Dâmaso I e participou do concílio de 382. Combateu algumas heresias, se posicionou a favor da doutrina da virgindade perpétua de Maria, da superioridade da castidade ao matrimônio, do ascetismo. Também cabe mencionar que apresentou um posicionamento contrário aos que seguiam os ensinamentos de Orígenes. A ele é atribuída à frase “ignorar as escrituras é ignorar a Cristo”.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Jerônimo: O leão do deserto".
Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/6r7K6I4NqvY
Nenhum comentário:
Postar um comentário