Vídeos novos toda semana.
Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.
Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.
Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com
Jean Buridan (1300-1358) ou Joannes Buridanus, foi teólogo, filósofo, escritor, professor, lógico, clérigo (padre secular não vinculado a uma ordem religiosa). Apesar de muito famoso e influente a sua época, hoje vivencia um certo esquecimento, talvez, em parte, por não pertencer a uma Ordem religiosa, como, por exemplo, os franciscanos e os dominicanos, pois, estas ordens tem o hábito de preservar e manter viva a obra de seus grandes mestres. Estudou na Universidade de Paris, tendo como mestre Guilherme de Ockham, e posteriormente passou a lecionar nesta universidade. Durante sua vida acadêmica apresentou seminários sobre lógica e também sobre as obras de Aristóteles, bem como produziu diversos comentários sobre lógica, metafísica, filosofia natural e ética. Dentre seus principais trabalhos se destaca “Compêndio da dialética” (Summulae de dialectica) e a grande quantidade de comentários feitos as principais obras de Aristóteles. Seus escritos na área da lógica se mostram atuais e instigantes mesmo nos dias de hoje. Também seus trabalhos sobre o início do movimento e sua manutenção, tomando por base a ideia de “impetus” ainda hoje é comentada em cursos sobre a história da ciência e física do movimento e sobre lançamento de projéteis. Ele é hoje bem conhecido pelo paradoxo de Buridan ou o asno de Buridan, se bem que a origem deste paradoxo possa ser remontada a obra de Aristóteles. Apesar de o mesmo não estar explicitamente na obra de Buridan, tem a ver com suas ideias com relação ao determinismo moral, em verdade, foi uma forma de comentário bem humorado feito por comentadores de sua teoria moral, ou seja, uma crítica. Segundo Buridan, excetuando motivo de falta de conhecimento ou algo que imponha alguma barreira impeditiva, o humano diante de uma escolha qualquer há de sempre priorizar o ganho proporcionado pelo maior bem.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Jean Buridan: Adiar as decisões até ter o resultado das possíveis escolhas".
Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/BdyDEkLBxHs
Nenhum comentário:
Postar um comentário