Vídeos novos toda semana.
Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.
Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.
Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com
Juan Duns Escoto (ou Scotus ou Scot) ou Johannes (ou John ou João) Duns Scotus (1266-1308) também conhecido por doctor subtilis (doutor sutil) e por doctor Marianus (doutor Mariano). Dentre suas principais obras podemos dar destaque a “Opus Oxioniense - Oxford” ou “Ordinatio” (aqui se trata de um comentário extenso às “Sentenças”, de Pedro Lombardo), “Quaestiones de metaphysica” (questões de metafísica), “De primo princípio” (do primeiro princípio). A elaboração de seu pensamento ocorre vinculada a uma época histórica onde a presença de Aristóteles por meio de suas obras e comentadores já é um fato consumado e que não pode ser meramente ignorado, pois, o ambiente intelectual já estava há muito absorto nas teses e contendas oriundas da introdução do pensamento de Aristóteles na Europa ocidental cristã, portanto, temos no pensamento de Juan Duns Escoto a presença de Aristóteles e seus comentadores, como, por exemplo, Averroes e Tomás de Aquino, sendo que por vezes Juan Duns Escoto tende a se posicionar contrário a diversas das teses oriundas do aristotelismo, demonstrando seu pertencimento a ordem franciscana, onde tende a imperar desde suas origens uma maior aproximação das teses neoplatônicas, de Platão e de Agostinho de Hipona, como veremos em Boaventura e também em Juan Duns Escoto. Teremos, portanto, fortes críticas à visão aristotélica do mundo e uma tentativa de retorno a teses que encontram suas origens no neoplatonismo, em Agostinho de Hipona e na tradição franciscana. Duns Escoto redefine e aceita o argumento ontológico de Anselmo da Cantuária, no qual Deus é “algo do qual não possamos conceber maior”. Se por um lado aceita o argumento de Anselmo, por outro nega que se possa chegar a Deus ou provar a sua existência por meio dos argumentos a posteriori, provenientes de uma teologia natural. Tende a separar a fé da razão. A teologia tem como objeto a Deus e a metafísica ao ser, a metafísica não pode conhecer a Deus enquanto Deus e sim somente como ser, mas tal conhecimento abarca algumas propriedades presentes ao ser e a Deus. Seu pensamento teve seguidores, em particular dentro da Ordem Franciscana, e a Escola que segue a orientação de seu pensamento e obra passou a ser conhecida como “escotismo”. Apesar de difícil entendimento, sua obra teve grande importância e influência não somente na sua época histórica, mas mesmo em tempos recentes, vindo a ter um papel significativo em filósofos como, por exemplo, Heidegger.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Juan Duns Escoto: Nada surge do nada, o Ser sempre é".
Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/NHekyqpj4a4
Nenhum comentário:
Postar um comentário