Vídeos novos toda semana.
Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.
Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.
Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com
Mestre Eckhart (1260-1328), ou Eckhart de Hochheim, apresentado por alguns comentadores como sendo o “pai da teologia mística”. Frade dominicano, professor, teólogo e filósofo. É considerado por diversos comentadores como sendo um místico e também representante do neoplatonismo na baixa Idade Média. Ingressa na Ordem dos Dominicanos em 1265. Considerado por alguns comentadores como sendo o maior místico especulativo alemão medieval. Em Paris atuou como professor ocupando por duas vezes a cátedra de teologia destinada aos dominicanos não-franceses, entre 1302-1303 e novamente entre 1311-1313, fato este que não era comum e que só havia ocorrido anteriormente com Tomás de Aquino. Na Alemanha, em Colônia e região, teve como atividade marcante e da qual se originaram cerca de 150 sermões, resultado de ouvintes que os transcreveram, a pregação constante às monjas dominicanas em seus mosteiros, aos quais costumava visitar com frequência. Nestes sermões em língua alemã, temos o comentário de textos da liturgia. No tratado “Do desprendimento” encontramos o fundamento da mística de Eckhart, já presente no próprio título da obra, o “desprendimento”. Neste tocante, seu entendimento sobre o desprendimento o aproxima de Avicena neste mesmo ponto. Segundo Avicena, diante do desprendimento do ser, Deus tende a vir ao seu encontro. Segundo o pensamento de Eckhart, ao nos esvaziarmos de tudo, nos enchemos de Deus e ao nos enchermos de tudo, nos esvaziamos de Deus. Pelo desprendimento entende que devemos nos desapegar totalmente das paixões, dos desejos, das criaturas e do mundo. Dentre os principais temas abordados por Eckhart em sua obra, podemos citar: 1- o desprendimento, 2- o nascimento da palavra na alma, 3- a nobreza da natureza humana quando absorvida pela divina, 4- a contemplação enquanto instrumento que permita o acesso a patamares mais altos de espiritualidade, 5- consolação. Sua argumentação nos encaminha para a via apofática, para uma teologia negativa, na qual só podemos falar de Deus indiretamente, não havendo atributos positivos que possamos conferir a Deus e sim somente dele falar pela via negativa dizendo o que ele não é. Todo atributo ou qualidade com o qual possamos tentar definir o que seja Deus estará sempre aquém de Deus, por tal modo limitamos a Deus, pois, este tende a ultrapassar toda a nossa capacidade racional para o entender. Em mestre Eckhart temos uma ética que se assemelha a ética de Epicuro, mas também temos presente a semelhança com Agostinho quando ambos, Agostinho e Eckhart, afirmam que agir livre significa agir para o Bem.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Mestre Eckhart: Teologia e misticismo filosófico".
Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/LsLYytH9Q7A
Nenhum comentário:
Postar um comentário