Vídeos novos toda semana.
Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.
Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.
Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com
Nicole d’Oresme (1323-1382) ou Nicolas de Oresme. Com múltiplos interesses (polímata), atuou em distintas áreas do saber, tais como: economia (destaque para seu tratado sobre as moedas, talvez o primeiro sobre a questão nesta época histórica), filosofia, matemática (se preocupou em fornecer descrições matemáticas de processos físicos), física (em particular a cinemática), astronomia, astrologia, biologia, psicologia, música, teologia. Pela grande quantidade de seus interesses, em diversas áreas do saber, pode ser considerado um precursor do ideal de homem do renascimento e pelos seus trabalhos em física, pode ser considerado um precursor também nesta área, ganhando um lugar na história do desenvolvimento da física moderna. A partir da tradução por ele feita do livro Sobre os céus (De Caelo), de Aristóteles, e de sua análise e comentários, percebemos que ele trabalha com a noção de movimento relativo, no qual o fato do observador estar em movimento ou parado afeta sua observação sobre outro objeto, podendo levar a uma conclusão errônea sobre este objeto estar parado ou em movimento. Com isto argumentava que a Terra estava em movimento e era o céu que estava parado, sendo um precursor de autores posteriores, tais como Copérnico e Galileu Galilei. Em seus escritos encontramos a base do movimento retilíneo uniformemente acelerado, o qual foi estudado por Nicole d’Oresme por meio do uso de gráficos. A representação gráfica da velocidade em função do tempo gera uma figura em forma de trapézio. Ele consegue por meio de seus estudos estabelecer a lei fundamental do movimento retilíneo uniformemente acelerado. Conjuntamente com Jean Buridan, defende o conceito de impetus para explicar o movimento e se contrapor a tese de Aristóteles. Por impetus Buridan e posteriormente Nicole d’Oresme entende uma força externa aplicada ao objeto que lhe dá movimento, direção e velocidade. Quando Nicole d’Oresme é identificado como precursor da geometria analítica e um antecessor de Descartes na elaboração da teoria das coordenadas, isto se deve a ele ter utilizado um gráfico para representar numa direção o tempo e na outra a velocidade de um objeto em movimento, claro está, no entanto, que não havia àquela época um maior desenvolvimento da matemática, em particular álgebra e geometria, que tornassem possível um real avanço nestes estudos, o que só ocorrerá na época de Descartes. Em economia tem relevantes trabalhos sobre o uso político da moeda, sua valorização ou desvalorização e seu emprego na sociedade. Segundo o pensamento de Nicole d’Oresme, a moeda é um instrumento para trocas de riquezas naturais e estas trocas se direcionam a um fim, o qual seria o bem viver. Trata-se de um instrumento para troca justa de riquezas, já que permite que coisas distintas sejam medidas conjuntamente, proporcionando uma equalização entre distintas riquezas.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Nicole d'Oresme: Uma mente brilhante a frente de seu tempo e no lugar errado".
Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/bawz788wUHs
Nenhum comentário:
Postar um comentário