Professor Doutor Silvério

Blog: "Comportamento Crítico"

Professor Doutor Silvério

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)

Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

domingo, 8 de agosto de 2021

Beda o venerável: Santo, escritor e historiador eclesiástico

 Por: Silvério da Costa Oliveira.

 

Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora. Beda.

 

 Beda, o venerável (672/673-735), atuou como monge inglês e por meio dele se preservou parte considerável do conhecimento dos antigos. Monge, teólogo, escritor e historiador eclesiástico anglo-saxão. Veio a falecer na data de 26 de maio, então com 62 anos de idade e é considerado santo pela Igreja Católica Apostólica Romana, tendo sua festa litúrgica celebrada todo dia 25 de maio. Sua principal obra é “História eclesiástica do povo inglês”, obra esta que o fez conhecido como o pai da história inglesa e que se mostra muito importante para o conhecimento da origem e difusão do cristianismo na Inglaterra.

Pouco se sabe sobre sua vida, mas alguns comentadores sugerem que o mesmo provenha de uma família nobre em virtude de alguns pequenos indícios. Dedicou sua vida a estudar e ensinar as escrituras sagradas. Viveu no mosteiro inglês beneditino de São Pedro e São Paulo e na abadia de Jarrow (dos mosteiros gêmeos de Wearmouth e Jarrow). Os pais o confiaram a educação religiosa já aos sete anos de idade, quando foi posto aos cuidados de um abade e daí em diante começou sua vida nos mosteiros. Basicamente todos os dados biográficos que temos sobre ele se restringem a uma breve nota que ele mesmo escreveu sobre sua vida ao final do livro “História eclesiástica do povo inglês”.

O termo “venerável” lhe foi acrescentado ao nome pela sua reconhecida sabedoria e conhecimento. Há comentadores que afirmam que o acréscimo de “venerável” ao seu nome ocorreu com Beda ainda vivo e há outros que defendem que o acréscimo se deu logo após sua morte, ainda nas primeiras duas décadas seguintes.


 

Beda entende que o antigo e o novo testamento são obras que tem um mesmo direcionamento e este se dá rumo a Jesus, o cristo. Muda-se algumas coisas na forma de se expressar, mas não muda o essencial. Os judeus tiveram com Moisés a tenda da Aliança levantada no deserto e depois com a ajuda de outros povos, construíram dois templos em Jerusalém. Já com Jesus o templo é edificado a partir dos ensinamentos, da vida e da morte de Cristo e os apóstolos são as pedras vivas desta construção, unidas pelo espírito santo. Do mesmo modo que os templos de pedra em Jerusalém precisaram de técnicas e materiais oriundos de outros povos, para a edificação do templo de Cristo contribuíram não somente os judeus, mas também os gregos, latinos e demais povos do mundo. Coube a Beda passar a usar um calendário cuja data inicial era o nascimento de Jesus Cristo, o que persiste até hoje, quando datamos os fatos em relação à data de nascimentos de Jesus, sendo o fato datado antes ou depois de Cristo.

Beda deixou-nos uma obra vastíssima, alguns comentadores falam em 60 obras escritas. Durante sua vida ele escreveu sobre filosofia, cronologia, aritmética, gramática, métrica, física, astronomia, música, medicina, hagiografia e teologia. Traduziu do grego e latim para o inglês obras religiosas cristãs muito importantes, dentre as quais escritos dos padres apologistas da Igreja. Ainda em vida se tornou conhecido por seus comentários feitos a Bíblia.

 Silvério da Costa Oliveira.

 

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.

Site: www.doutorsilverio.com

(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário