Vídeos novos toda semana.
Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.
Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.
Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com
João Damasceno ou João de Damasco (674 / 675-749) nasce e vive na Síria / Damasco, então sob o domínio dos muçulmanos, proveio de uma família cristã e em 735 entra em um mosteiro perto de Jerusalém, monastério de são Sabas. É considerado santo pela Igreja Católica Apostólica Romana e sua festa litúrgica ocorre em 4 de dezembro, mesmo dia de seu falecimento, então com 74 anos de idade. Sua maior preocupação encontra-se em ordenar e expor as obras dos padres gregos, não sendo ele próprio muito original. Combate às diversas heresias existentes até a sua época, inclusive o islamismo, que considera como sendo uma heresia cristã. Dentre suas obras mais conhecidas, temos os discursos: “A fonte da ciência”, “A fé ortodoxa”, “Sacra paralela” e “Orações sobre as imagens sagradas”, o conjunto da obra é por vezes chamado de “Discursos contra aqueles que caluniam as santas imagens”. Neste trabalho se posiciona contra quem calunia as imagens santas, os iconoclastas, defendendo a presença das imagens religiosas. Aqui temos uma primeira tentativa teológica de legitimação da veneração de imagens na Igreja, vinculando esta prática aos dogmas da encarnação e da virgem Maria. Desenvolveu noções filosóficas e trabalhou vários conceitos provenientes da filosofia, mas entende que a filosofia está subordinada a religião cristã. Suas obras terão muita importância no desenrolar da Idade Média, sendo consultadas e usadas por autores medievais famosos, tais como Pedro Lombardo e Tomás de Aquino. No transcorrer dos séculos XII e XIII diversos autores medievais escolásticos fizeram uso de definições provenientes da obra de João Damasceno, em particular definições sobre a natureza de Deus.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"João Damasceno: Em defesa das imagens nas igrejas".
Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/8TqIoLE19EI
Nenhum comentário:
Postar um comentário