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Pseudo-Dionisio o areopagita (século V / VI) é um autor que se auto apresenta como vivendo no século I, sendo membro do areópago ateniense e convertido ao cristianismo por Paulo de Tarso, o apóstolo, segundo o texto em Atos dos Apóstolos XVII, 16-34, conhecido por Dionísio, o ateniense. Mas tudo isto é falso. Os textos que compõem o “Corpus Areopagiticum” (quatro tratados e 10 cartas) foram escritos em grego por alguém por volta do século V ou VI e não no século I, provavelmente um teólogo bizantino sírio, tendo posteriormente sido traduzidos para o latim por Hilduino e também por Juan Duns Escoto e exerceram grande influência no pensamento medieval da Europa ocidental. Tratados: “Hierarquia celeste”, aborda a hierarquia dos anjos citados na bíblia. “Hierarquia eclesiástica”, descreve e interpreta a liturgia de modo alegórico. “Sobre os nomes divinos”, Efetua um exame dos nomes atribuídos a Deus a partir dos textos sagrados. Temos aqui uma teologia positiva, onde faz-se afirmações sobre Deus. “Teologia mística”, como o título indica, trata do conhecimento místico. Nesta obra temos uma teologia negativa, pois nega-se a validade de qualquer afirmação com base na experiência humana que possa ser feita a Deus, que está além de toda a nossa experiência e entendimento. A obra de pseudo-Dionísio é voltada ao conhecimento de Deus. O caminho a ser percorrido em direção a Deus se dá em três direções possíveis, podemos seguir pelos seus atributos positivos, pelos atributos negativos ou por imersão mística. Seguindo uma orientação de influência neoplatônica entende ser possível falar de diversos atributos positivos de Deus, sendo este estudo uma primeira via de acesso ao ser supremo. A teologia positiva pode ser corrigida pela teologia negativa, a qual retira tudo que não seja Deus, pois Deus está além de todas as nossas analogias com coisas sensíveis. Por fim nos apresenta uma terceira via, na qual podemos simplesmente fechar nossos olhos a realidade externa e no mais profundo silêncio e escuridão de nosso ser podemos encontrar uma luz isenta de palavras, conceitos ou mesmo imagens, em um estado de estase místico que proporcione uma união com Deus.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Pseudo-Dionísio o areopagita: O neoplatonismo e a mística cristã medieval".
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