Vídeos novos toda semana.
Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.
Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.
Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com
Máximo o confessor ou Máximo o teólogo ou Máximo de Constantinopla (580-662), nasceu na cidade de Constantinopla ou na Palestina. Escreveu “Vida da virgem”, que é considerado hoje o mais antigo trabalho biográfico sobre Maria. Sofreu influências do neoplatonismo, dos padres gregos, em particular Orígenes e também com Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa, e da doutrina mística de Pseudo-Dionísio. Sua obra e vida transcorre na defesa da doutrina cristológica, afirmando as duas naturezas de Jesus, humana e divina. Para Máximo, o mundo material é algo bom por fazer parte da vontade de Deus que fosse criado, faz parte dos planos de Deus que exista a matéria, a substância. Corpo e alma passaram a existir simultaneamente no ser humano formando uma unidade coesa e completa, havendo uma relação necessária entre corpo e alma. A alma não preexiste ao corpo e nem o corpo preexiste a alma. A natureza do corpo e alma no ser humano formam, de acordo com a vontade de Deus, a natureza composta deste mesmo humano. Também argumenta que se com Adão a liberdade foi tida como a possibilidade de dizer “não” à vontade de Deus, com Jesus temos que a verdadeira liberdade encontra-se em dizer “sim” à vontade de Deus.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Máximo o confessor: O mundo material é algo bom".
Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/RRqmSRmlG_A
Nenhum comentário:
Postar um comentário