Professor Doutor Silvério

Blog: "Comportamento Crítico"

Professor Doutor Silvério

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)

Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Anaxágoras de Clazômenas (1) * Vida, filosofia, o nous e as homeomerias

 


Vídeos novos toda semana.

Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.

Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.

Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com

 Anaxágoras de Clazômenas (499-428 a.C.) em um momento de sua vida mudou-se para a cidade grega de Atenas, onde atuou como professor e filósofo, fazendo amizade com Péricles e por causa desta amizade, os inimigos de Péricles, não o podendo atacar pessoalmente, em virtude do apoio da população, acusaram Anaxágoras de impiedade contra os deuses, acusação esta que parece se originar do campo religioso, mas que na verdade acoberta fortes interesses políticos regionais. A acusação se baseou em que Anaxágoras não entendia a lua e o sol como deuses. Para Anaxágoras o sol é uma massa em chamas e a lua uma rocha que refletia a luz provinda do sol.

Segundo a tradição, Anaxágoras teria sido o primeiro a lecionar filosofia em Atenas, tendo tido entre seus discípulos a Arquelau, este originário de Atenas, teria sido o primeiro filósofo nascido na cidade e ensinado filosofia ali, tendo sido mestre de Sócrates.

Entende que a realidade é composta por uma infinidade de elementos. Aristóteles ao se referir a esta tese presente em Anaxágoras a irá chamar de “homeomerias”, fazendo por meio deste termo, referência ao esperma ou semente que daria origem a tudo que existe, em toda a sua pluralidade de formas e apresentações. Segundo o pensamento de Anaxágoras, estes elementos seriam compostos pelos opostos e pelos quatro elementos já presentes em Empédocles, bem como, de todas as coisas existentes, logo, em tudo há a participação de tudo.

Anaxágoras procura evitar a contradição do ser se originar do não ser, presente a partir de uma leitura de Parmênides, por meio de um número ilimitado de elementos, todos mesclados em diferentes proporções, logo, não há o problema de o ser surgir do não ser uma vez que em tudo que existe temos a participação de todos os elementos misturados. A única exceção nesta mescla de substâncias é o nous, que não se mescla com qualquer outro elemento. O nous se apresenta como totalmente independente de todas as coisas e nisto há de se diferenciar do logos de Heráclito, uma vez que este último é imanente, o que não ocorre com o nous.

 Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:

"Anaxágoras de Clazômenas: Em tudo há a participação de tudo".

 Links no site para página de compra de todos os livros do autor.

Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com

 Link para este vídeo no YouTube:  https://youtu.be/qaTmV-F1moY

Nenhum comentário:

Postar um comentário