Vídeos novos toda semana.
Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.
Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.
Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com
Robert Grosseteste (1168-1253) escreveu sobre diversos temas, dentre os quais, a filosofia, teologia, a óptica, a geometria, a astronomia e sobre o som. Dentre seus principais escritos, citemos “Hexaemeron”, obra de teologia que se propõe a realizar um extenso comentário ao livro “Genesis”. Também traduziu e comentou obras literárias originariamente em grego para o latim, dentre as quais obras de Aristóteles, pseudo-Dionísio, João Damasceno, e outros, desconhecidas no mundo ocidental. Suas fontes são encontradas nas obras de Aristóteles, Avicena e Averróis por um lado e Agostinho e o neoplatonismo por outro lado, tendo desenvolvido um pensamento original para sua época. Foi, segundo alguns comentadores, com certeza um precursor de algumas ideias científicas modernas, como o conceito de universos paralelos e do big bang na física, não que ele os tenha proposto, mas há hoje cientistas que vislumbram tais possíveis conclusões de seus escritos. Foi também um precursor do que mais tarde virá a ser o método científico com o emprego da matemática e de experimentos, mais uma vez deixando claro, no entanto, que menos pelo que ele fez e mais pelo que filósofos e cientistas, nossos contemporâneos, ao lerem seus escritos, veem como possibilidade pulsante.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Robert Grosseteste: Caminhando em direção a ideias científicas".
Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/_ILj6T7xRGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário