Vídeos novos toda semana.
Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.
Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.
Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com
Boaventura, ou Boaventura de Bagnoregio – Seu nome de nascimento é Giovanni di Fidanza, ou aportuguesando: João Fidanza, de Toscana, conhecido como doutor seráfico (1217/1221-1274). Autor de várias obras em filosofia e teologia, cabe destaque, dentre outras: “Comentários sobre as sentenças (de Pedro Lombardo)”, “Itinerário da mente para Deus” e a biografia oficial de são Francisco. Boaventura foi contemporâneo e amigo de Tomás de Aquino, suas obras possuem algumas similitudes e também diferenças nítidas na forma de abordar os problemas tratados e na influência sofrida e demonstrada por parte de pensadores anteriores, como, por exemplo, pseudo-Dionísio, Agostinho de Hipona e Aristóteles, além de outros provindos dos padres apologistas e da patrística. A presença de Aristóteles se encontra nos dois autores, mas de modo mais acentuado em Tomás de Aquino, do mesmo modo que Agostinho de Hipona também faz parte dos estudos de ambos, mas se torna muito mais evidente em Boaventura. Apesar das diferenças, não podemos esquecer que ambos são representantes da Escolástica e estão inseridos na cultura e demandas presentes ao século XIII. Boaventura tende a aparecer como um místico, o segundo fundador da ordem franciscana, o grande nome presente ao concílio de Lião, mas não um pensador original em filosofia, estando muito mais voltado a questões religiosas ou mesmo a teologia. A filosofia é entendida como muito importante, mas tendo de ser iluminada pela fé cristã. Não há uma aceitação de uma filosofia pura, desvinculada da teologia, pois o sentido da filosofia há de se encontrar apenas quando vinculada a teologia. Traz o mundo das ideias de Platão para a mente de Deus, o exemplarismo, onde passamos a ter modelos das coisas mais simples as mais complexas. Deus criou o mundo a partir das ideias contidas em sua mente, ideias estas que são exemplos de tudo o que há, daí exemplarismo.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Boaventura de Bagnoregio: Cristo centrismo e filosofia iluminada pela fé cristã".
Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/Ep3dRqlxqIs
Nenhum comentário:
Postar um comentário