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John Locke (1632-1704) tem como suas principais obras o “Um ensaio sobre o entendimento humano” (An Essay concerning Human Understanding), de 1689, “Ensaio sobre a tolerância”, de 1666, “Dois tratados sobre o governo”, de 1689, dentre outros trabalhos. Os dois principais problemas tratados pela filosofia de Locke são a origem e o valor do conhecimento. Quanto à origem das ideias, Locke nega a possibilidade da existência de ideias inatas e nos afirma que todo o nosso conhecimento provém de nossos sentidos e experiência e que nossa mente ou intelecto antes de qualquer experiência é uma tabula rasa na qual nada está escrito. As ideias que temos, por sua vez, podem ser divididas em simples e complexas, entendemos que as ideias simples provêm da experiência externa (sensação) ou interna (reflexão). Já por ideia complexa entendemos a combinação, comparação e ordenamento de ideias simples. Segundo Locke, teríamos qualidades sensoriais primárias e qualidades sensoriais secundárias. As qualidades primárias representam as coisas tais como elas de fato são. As qualidades primárias são inerentes à coisa em si, mas as qualidades sensoriais secundárias tendem a variar de pessoa para pessoa. Também em problemas e soluções levantados por outros pensadores, tais como Berkeley e Hume, vemos a presença de uma leitura atenta às consequências do pensamento de Locke. Todo o desenvolvimento do liberalismo político posterior é devedor das ideias propostas por Locke, que irão formar par com as ideias de Adam Smith sobre o liberalismo econômico em um todo coerente.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Da tábula rasa ao contrato social, o Empirismo de John Locke".
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