Por: Silvério da Costa Oliveira
Atenágoras
Atenágoras de Atenas (133-190), grego, nasceu e viveu em Atenas, falecendo aos 57 anos de idade. Dentre suas obras temos: “Petição em favor dos cristãos” e “Tratado sobre a ressurreição dos mortos”. Em verdade, os dados que temos sobre Atenágoras são bem escassos e pouco podemos afirmar com convicção sobre sua vida. Possuímos duas de suas obras, mas só. Quanto ao local e data de seu nascimento e morte, suas origens e formação, tudo provém da tradição que nos foi legada, mas sem uma prova definitiva com a qual possamos atestar sua veracidade.
Na “Petição em favor dos cristãos”, endereçada aos imperadores Marco Aurélio e seu filho Lúcio Aurélio Cômodo, trata de temas importantes ao cristianismo, negando acusações então comuns feitas aos cristãos, tais como: ateísmo, incesto e antropofagia. Acusações estas, a época, levadas a sério pelas autoridades reinantes.
Defendeu a religião cristã contra o politeísmo presente nas religiões anteriormente presentes no império romano, defendendo, portanto, o monoteísmo. Defendeu em seus escritos a unicidade de Deus e a ressurreição da carne. Dentro do pensamento de Atenágoras, o humano não é sua alma e sua imortalidade não pode estar sujeita somente à imortalidade de sua alma, o humano é a soma de seu corpo com sua alma, havendo a necessidade da permanência de ambos e nisto podendo discordar de uma visão influenciada por uma leitura de Platão, na qual se pudesse afirmar somente a imortalidade da alma e não do corpo. Busca em seus escritos uma distinção entre a prova racional e o apelo a fé, separando ambas dentro de seus respectivos contextos. Cabe a ele a primeira tentativa conhecida, dentro do cristianismo, de racionalmente explicar e defender a tese de um único deus.
Silvério da Costa Oliveira.
Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
Site: www.doutorsilverio.com
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário