Vídeos novos toda semana. Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos. Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo. Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com Flávio Justino (100-165), também conhecido por Flavius Justinus ou Justino Mártir ou Justino de Nablus, é considerado santo pela Igreja Católica, também mártir da Igreja, pois, estando em Roma, lá foi denunciado, julgado e morreu decapitado pelo crime de ser cristão. Afirma que o que havia de bom na filosofia provinha da religião judaico-cristã, mas que somente os cristãos são detentores da verdade revelada e ensinada por Jesus Cristo. Para Justino, a filosofia é subordinada à religião cristã. A verdade encontrada na filosofia somente o é por estar de acordo com a fé, e não com a razão. Justino não via diferença entre a religião cristã e a filosofia, para ele, o cristianismo era um tipo de filosofia e a única verdadeira. Para Justino a filosofia não é entendida como uma especulação racional e sim como a busca da sabedoria que leva ao encontro de Deus e da verdade, no caso, a verdade revelada pelos escritos dos profetas e por Jesus e seus apóstolos. Justino identifica Jesus ao “logos” debatido pelos filósofos.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Flávio Justino: O que há de bom na filosofia provém da religião judaico-cristã". Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/xlmE_xxWDCQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário