Vídeos novos toda semana.
Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.
Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.
Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com
Atenágoras de Atenas (133-190), dentre suas obras temos: “Petição em favor dos cristãos” e “Tratado sobre a ressurreição dos mortos”. Defendeu a religião cristã contra o politeísmo presente nas religiões anteriormente presentes no império romano, defendendo, portanto, o monoteísmo. Defendeu em seus escritos a unicidade de Deus e a ressurreição da carne. Dentro do pensamento de Atenágoras, o humano não é sua alma e sua imortalidade não pode estar sujeita somente à imortalidade de sua alma, o humano é a soma de seu corpo com sua alma, havendo a necessidade da permanência de ambos e nisto podendo discordar de uma visão influenciada por uma leitura de Platão, na qual se pudesse afirmar somente a imortalidade da alma e não do corpo. Busca em seus escritos uma distinção entre a prova racional e o apelo a fé, separando ambas dentro de seus respectivos contextos. Cabe a ele a primeira tentativa conhecida, dentro do cristianismo, de racionalmente explicar e defender a tese de um único deus.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Atenágoras de Atenas: Unicidade de Deus e ressurreição da carne".
Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/QzCAkeUA4EI
Nenhum comentário:
Postar um comentário