Vídeos novos toda semana.
Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.
Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.
Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com
Tertuliano (160-220), ou Quintus Septimius Florens Tertullianus ou Quinto Septímio Florente Tertuliano, escreveu contra as heresias de sua época, como o gnosticismo, e pelo meio de sua vida se converteu ao movimento Montanismo. Há quem afirme que mais tarde fundou sua própria dissidência do movimento e que esta passou a levar seu nome (tertulianismo) até a época de Agostinho, quando foi reincorporada a Igreja. Entendia a filosofia como adversária da fé e os filósofos antigos como antecessores dos hereges (patriarcas dos hereges), estando a filosofia na origem dos desvios da fé. Há, segundo seu pensamento, uma verdadeira oposição entre fé e razão. Há uma frase que mesmo não constando nos escritos de Tertuliano, bem resume suas ideias: “Creio por ser absurdo” (Credo quia absurdum). Claro está que poderia ter escrito e ter se perdido, não chegando aos nossos dias, mas mesmo que não o tenha feito, bem poderia ter escrito esta frase e estaria plenamente coerente com seu modo de pensar. Defendeu a corporeidade de tudo que exista, incluindo aqui a alma e mesmo a Deus. Introduziu o termo “Trindade” (Trinitas) para se referir a Deus, como sendo três pessoas (também introduziu a palavra “pessoa” neste contexto) em um único ser, ou seja, pai, filho e espírito santo.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Tertuliano: Crer por ser absurdo".
Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/O-JxQmML028
Nenhum comentário:
Postar um comentário