Professor Doutor Silvério

Blog: "Comportamento Crítico"

Professor Doutor Silvério

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)

Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

domingo, 6 de junho de 2021

Clemente de Alexandria: Somente os bons filosofam

 Por: Silvério da Costa Oliveira.

 Clemente

 Clemente de Alexandria (150-215/217) ou Tito Flávio Clemente (cuidado com o homônimo que foi cônsul em 95 d.C.), grego, nasceu em Atenas. Dentre as obras de sua autoria que conhecemos e que chegaram aos nossos dias, temos “Exortação aos gregos” (Protreptikos pros Ellenas), “Disposições” (Hypotyseis), “Pedagogo” (Paedagogus) e “Miscelânia” (Stromata ou Stromateis).

Defendeu o cristianismo e se opôs aos gnósticos de Valentim na época presentes a cidade de Alexandria onde também se encontrava Clemente. Argumentou a favor da fraternidade e da repartição das riquezas, bem como aceitou a ideia do livre arbítrio. Coube a ele estabelecer o programa educativo da escola catequética de Alexandria, que posteriormente seria o modelo que seria adaptado as escolas na Idade Média, formando as artes liberais, divididas em trivium e quadrivium.


 

No pensamento desenvolvido por Clemente, temos que a verdade plena está na revelação, na vida e ensinamentos de Cristo, no entanto, outros povos tiveram acesso ao que pode ser entendido como uma preparação para a revelação, uma verdade parcial. Tal foi o caso do povo judeu com a Lei e do povo grego com a Filosofia. A filosofia não é ruim e não deve se opor a revelação, deve ser vista como complementar.

Somente os humanos bons filosofam, os maus, segundo o pensamento de Clemente, não costumam se interessar pela filosofia, atuando a filosofia como um instrumento para evitar vícios e paixões que se oponham ao desenvolvimento da espiritualidade, deste modo, a filosofia prepara e antecipa a mensagem da revelação dada por Jesus Cristo.

A filosofia exerceu nos gregos antigos uma influência preparatória para a revelação e aqueles que ali viviam dentro da honestidade, bondade, coragem e outras virtudes apresentam na história de suas vidas um anúncio do cristianismo que virá, portanto, temos na filosofia dos gregos e na Lei dos judeus um início do que mais tarde continuará com o cristianismo. A filosofia dos gregos e a lei dos judeus são como rios que confluem para o grande rio da fé, a revelação e o cristianismo.

Não cabe à filosofia e à Lei ultrapassar os limites da revelação dada por Jesus Cristo e a fé cristã, a razão deve ser entendida unicamente como uma auxiliar da fé cristã. Já que a filosofia é a busca da sabedoria, e que a fé e revelação nos trazem a verdade, somente a fé na revelação pode nos trazer a verdade por meio desta busca.

 Silvério da Costa Oliveira.

 

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.

Site: www.doutorsilverio.com

(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário