Por: Silvério da Costa Oliveira.
Irineu de Lyon
Irineu de Lyon (130-202), grego, nascido na ilha de Esmirna, em uma província romana da Ásia, onde hoje temos a Turquia e supostamente falecido aos 72 anos de idade. O significado de seu nome, em grego, nos remete a paz, “pacífico”. É considerado santo pela Igreja Católica Apostólica Romana, também foi bispo de Lyon. Não há certeza entre os comentaristas quanto ao ano de seu nascimento, variando entre 115 e 142. Também há dúvidas quanto a data de sua morte e se teria ou não morrido em decorrência de sua fé cristã em virtude de alguma perseguição ou acusação. Poucos dados biográficos são de consenso entre os diversos comentaristas, sendo escassa a informação sobre sua vida. Segundo a tradição, Irineu foi discípulo de Policarpo (também considerado santo pela Igreja Católica Apostólica Romana) e este por sua vez, foi discípulo de João, o evangelista, um dos apóstolos. Seu dia de comemoração pela Igreja é 28 de junho.
Escreveu contra diversas seitas agrupadas com o nome de gnósticas (gnostikós) e defendeu os concílios episcopais para manter a união da Igreja. Dentre suas obras temos “Contra as heresias”, que chegou até a nossa época por meio de traduções e traz relato sobre como seria o gnosticismo da época. O termo “heresia” encontra em sua origem no latim o significado de “escolha” ou “opção” e veio a designar no cristianismo aqueles que se afastavam das doutrinas aceitas, sendo, portanto, suas ideias ou crenças consideradas falsas ou contrárias ou diferentes do sistema religioso então aceito. Também consta dentre as obras que dele nos chegaram, a “A exposição da pregação apostólica”.
Silvério da Costa Oliveira.
Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
Site: www.doutorsilverio.com
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário