Vídeos novos toda semana.
Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.
Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.
Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com
Inácio de Antioquia (35-108) atuou como bispo em Antioquia e foi discípulo do apóstolo João, tendo tido também contato com o apóstolo Paulo, tendo sucedido o apóstolo Pedro a frente da igreja de Antioquia, na Síria. Preso por ordem do imperador romano Trajano e condenado a morte no coliseu, em Roma, por meio de leões. Desta forma, Inácio é considerado pela Igreja como tendo sido bispo e mártir, bem como santo. Entende-se que Inácio foi o primeiro a usar a expressão “Igreja Católica”, aqui, católica significa “universal”. Sua obra escrita é constituída por uma coleção de cartas nas quais enfatiza a necessidade de preservar a unidade da Igreja. Entende a Jesus como o pensamento de Deus Pai, sendo gerado e não criado. Defende a existência da Santíssima Trindade, onde temos Deus, um único ser, dividido em três: Pai, Filho e Espírito Santo. Também defende a transubstanciação do corpo e sangue de Jesus na eucaristia, no pão e vinho. Também afirma que se deva trocar o sábado pelo domingo como dia a ser guardar em nome do Senhor. O pensamento de Inácio pode ser considerado um dos responsáveis pelo afastamento da antiga tradição judaica e a ruptura e separação do cristianismo, agora como uma religião independente do judaísmo e da lei judaica contida no Torá. Em vários pontos a interpretação dada as sete cartas deixadas por Inácio, pela Igreja Católica Apostólica Romana, vem a defender dogmas e normativas adotadas pela Igreja e tais interpretações são questionadas como sendo errôneas e falsas por adeptos de outras correntes cristãs. Quando estava para cumprir sua pena e desejando evitar que cristãos influentes intervissem a seu favor, formulou a seguinte frase: “Deixai-me ser a comida das feras, pelas quais me será dado desfrutar a Deus. Eu sou o trigo de Deus, é preciso que ele seja triturado pelos dentes das feras, para tornar-se pão puro de Cristo”.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Inácio de Antioquia: A unidade da Igreja e formação de seus principais dogmas".
Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/xuTJWnrw8vE
Nenhum comentário:
Postar um comentário