Vídeos novos toda semana. Quarta-feira ao meio dia.
Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.
Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.
Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com
Para falarmos sobre a filosofia medieval é necessário primeiramente definir quando inicia e termina o período histórico correspondente, neste caso, a Idade Média. Também é importante definir o local onde tal ocorre, digo isto porque só é correto falarmos em Idade Média na Europa Ocidental. Podemos falar em uma alta Idade Média e uma baixa Idade Média. A alta Idade Média vai do século V ao X e a baixa Idade Média vai do século XI ao XV. Por via de regra os historiadores de línguas românicas (ou latinas) dividem a Idade Média em duas (alta e baixa) e os anglo-saxônicos em três períodos (Early Middle Ages - 476 a 1000; High Midle Ages – 1000 a 1300; Late Middle Ages – 1300 a 1500). É neste período de 10 séculos, 1.000 anos, tendo como local a Europa ocidental, que se desenrolará o que designamos como filosofia medieval. Claro está que alguns filósofos importantes e com características medievais podem não estar contidos dentro desta divisão temporal, tal é o caso, por exemplo, de santo Agostinho, mas com certeza um filósofo com características medievais e que vai marcar profundamente a alta Idade Média. Este pensamento medieval traz aspectos filosóficos mesclados com outros provindos da religião, da teologia, do cristianismo e também aspectos coerentes com o então sistema econômico vigente, o feudalismo. Neste período a grande preocupação é a religião cristã que se expande por toda a Europa e cabe a filosofia pensar de modo sincrético esta relação com a religião. Não há como isolar a filosofia medieval da religião cristã. Deste modo, as principais características da filosofia medieval encontram-se na inspiração na filosofia greco-romana, numa tentativa de unir a fé com a razão, de utilizar conceitos provenientes da filosofia grega dentro do cristianismo, e de buscar a verdade revelada e divina.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"Filosofia Medieval: A síntese entre Idade Média, filosofia e cristianismo".
Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/gEK2F20jsLw
Nenhum comentário:
Postar um comentário