Vídeos novos toda semana. Quarta-feira ao meio dia.
Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.
Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.
Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com
O Renascimento é um movimento que abrange os séculos XIV (Trecento), XV (Quattrocento) e XVI (Cinquecento), em particular na Itália, onde tem início e a partir do qual se espalha pelo restante da Europa. Nesta época passamos a ter um grande interesse e resgate da Antiguidade clássica. Também estamos diante de uma crise de valores baseada no questionamento das crenças e ideias até então vigentes e aceitas. Neste período temos o surgimento e desenvolvimento da ideia de individualidade, se contrapondo ao coletivismo e anonimato presente da Idade Média. O termo “Renascimento” é uma criação contemporânea à referida época e estudos apontam que a palavra carregando este sentido teria surgido no século XVI por meio do pintor e arquiteto italiano Giorgio Vasari. Cabe destaque especial a Leonardo da Vinci, Nicolas Machiavelli, Giordano Bruno, Galileu Galilei. O humanismo antecede o renascimento. No humanismo temos um movimento com características mais universais e cujos principais expoentes estavam restritos às letras e ao resgate e publicação de livros antigos, por vezes mantidos em mosteiros ou outros lugares vinculados à Igreja. Na Idade Média tudo gira ao redor de Deus, é o teocentrismo, já no Renascimento temos o antropocentrismo. Na Idade Média há uma tendência ao conformismo e já no Renascimento temos uma orientação ao inconformismo e ao progresso. O ascetismo se contrapondo ao hedonismo. O coletivismo dando lugar ao individualismo. Se antes a verdade estava na Bíblia e em outros escritos reconhecidos pela autoridade da Igreja, agora se encontra na ciência que começa a surgir. Em virtude do pecado original narrado na Bíblia, onde Adão e Eva se encontravam na natureza, esta era associada ao pecado, agora não mais, pois a natureza passa a ser associada ao belo. O ser-humano era visto como um equívoco, agora passa a ser entendido como o ápice da criação. A ênfase estava na fé voltada para a salvação e agora passa aos poucos para a razão e a realidade terrena. O Renascimento é um momento histórico no qual constatamos ocorrer na Europa transformações marcantes que envolvem vários aspectos da sociedade, tais como a cultura, política, economia, religião e filosofia. Estamos, também, diante do fim do feudalismo da Idade Média e o início do capitalismo por meio do mercantilismo.
Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:
"E eis que surge o Renascimento com o resgate da Antiguidade Clássica, o questionamento das crenças aceitas e a crise dos valores".
Links no site para página de compra de todos os livros do autor.
Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com
Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/hSeMh1IOmbU
Nenhum comentário:
Postar um comentário