Professor Doutor Silvério

Blog: "Comportamento Crítico"

Professor Doutor Silvério

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)

Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

O Argumento Ontológico (1) * O argumento único para provar a existência de Deus

 


Vídeos novos toda semana.

Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.

Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.

Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com

A prova da existência de Deus pelo argumento ontológico passou a ser assim conhecida após Kant, antes dele era conhecida como argumento ou prova de Anselmo ou como argumento único. Anselmo da Cantuária (1033-1109) apresentou sua prova única sobre a existência de Deus na obra “Proslogion” (1077/8). Segundo esta prova, até um ateu, insensato ou néscio pode conceber em sua mente um ser tal, do qual não possa haver maior ou um ser tão grande que não possa haver um maior ainda. Agora, se este ser não existir, então um outro ser semelhante, mas que exista na realidade, será maior que este. Este ser do qual não possa haver maior é Deus e necessariamente tem de existir. Se só estivesse em nosso entendimento o ser do qual pensamos ser o maior que possamos pensar, então, outro que além de presente no entendimento, estivesse também na realidade seria maior que este. Deus é o ser do qual nada maior se pode pensar. Desde a apresentação desta prova por Anselmo, houve uma divisão entre os pensadores que a aceitam e aqueles que a negam. Os argumentos e a fundamentação variam dentro do contexto do sistema maior no qual cada autor está inserido, mas levando-se em conta somente os que a aceitam, podemos citar a: Duns Escoto, Descartes, Leibniz, Malebranche, Hegel, dentre outros. Já com relação aos que negam a validade de tal argumento ou prova, temos: Tomás de Aquino, Gassendi, Locke, Hume, Kant e outros. Argumentando contra as críticas formuladas pelo monge Gaunilon sobre a existência em minha mente de uma ilha com todas as perfeições não justificar a existência na realidade desta mesma ilha, Anselmo entende que há uma diferença conceitual entre Deus e a ilha, pois Deus é o máximo absoluto e a ilha o máximo relativo, deste modo Deus é necessário, total e absoluto enquanto que a ilha é relativa e parcial. Disto resulta ser correto e logicamente necessário que Deus exista e que sua não existência é contraditória, mas o mesmo não ocorre para com a ilha.

Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:

"O Argumento Ontológico".

Links no site para página de compra de todos os livros do autor.

Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com

Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/iyZBZk4Bcw0

Nenhum comentário:

Postar um comentário